Guarulhos é um dos 30 municípios com mais casos de dengue

1
485

 

A cidade de Guarulhos passou a fazer parte da lista dos 30 municípios do Brasil com mais casos confirmados de dengue, chegando a 2.936 pessoas infectadas no último balanço divulgado pela Prefeitura. Também entraram na lista Amparo, Ourinhos, São Sebastião, Barueri e Assis, enquanto Estrela d’Oeste, Mongaguá, Peruíbe, Pirajuí, Porto Ferreira e Salto de Pirapora saíram da redação.

Campinas passou a ser a cidade com mais casos da doença, com 20.670 pessoas contaminadas. Os dados são do último balanço divulgado pelo Centro de Vigilância Epidemiológica do Estado, divulgado na última segunda-feira. Há 20 dias, o município aparecia na sexta posição do ranking da doença, liderado até então por Sorocaba que, agora, está em segundo lugar, com 13.155 casos confirmados. São Paulo aparece em terceiro, com 10.698.

Ao todo, são 167.165 vítimas da dengue registradas em todo o estado, o que o coloca, segundo o Ministério da Saúde, em situação epidêmica, com mais de 300 casos para cada 100 mil habitantes. Pelo menos 98 pessoas morreram com a doença neste ano, até o final de março, enquanto em 2014 foram 90 óbitos.

 

dengue-guarulhos

Até meados do mês passado, 30 cidades paulistas concentravam 66% dos registros confirmados da doença, já os dados atuais mostram que a concentração está diminuindo, caiu para 61%. Outro indicativo de que a dengue se espalha por São Paulo é que, até 20 de março, 165 municípios não tinham casos de dengue. O número desabou para 36 no último balanço.

Para tentar conter a infestação, a Prefeitura de Campinas pediu ajuda de homens do Exército para inspecionar terrenos e casas em busca de criadouros do mosquito causador da dengue. Até o dia 26 de março, uma pessoa havia morrido com a doença na cidade e outros quatro casos estavam em análise. Aparecem ainda na lista dos 30 municípios com mais confirmações de dengue cidades próximas a Campinas, como Sumaré (5.131) e Limeira (4.804).

 

Fonte: Guarulhos Hoje