Guarulhos é destaque em evento sobre “Cidades Inteligentes”

0
272

 

A Prefeitura de Guarulhos participou nesta quarta-feira, dia 21, do Connected Smart Cities (cidades inteligentes conectadas), realizado no Centro de Convenções Frei Caneca, na capital. O secretário de Desenvolvimento Científico, Econômico, Tecnologia e de Inovação (SDCETI), Rodrigo Barros, abordou o eixo temático ‘Cidades Prósperas’.

 

cidades-inteligentes
O secretário Rodrigo Barros falou do potencial de Guarulhos e seus desafios. Foto: Nícollas Ornelas / PMG

 

Em sua explanação, Rodrigo Barros ressaltou a importância da economia compartilhada, em que as lideranças atuam de forma colaborativa com foco no bem comum. Ele também falou da experiência de Guarulhos, que vinha apresentando crescimento desordenado, inclusive tendo dobrado a sua população nos últimos 20 anos sem a correspondente evolução de sua infraestrutura. Ele enfatizou que a nova administração, tendo à frente o prefeito Guti, vai encarar o desafio de colocar a cidade no eixo do progresso e da modernidade.

 

Na oportunidade, Barros enalteceu as virtudes do município, exemplificando que Guarulhos abriga o maior aeroporto internacional da América do Sul; tem um dos maiores parques industriais do Brasil; localização estratégica privilegiada, cortada pelas principais rodovias do país; a segunda maior população do Estado; entre outros aspectos relevantes.

 

Finalizando o seu depoimento, Barros disse que a cidade está ingressando nesse momento numa nova etapa. Destacou que pela primeira vez, a administração pública conta com uma área dedicada à tecnologia e inovação, e que o conceito de cidade inteligente é mais do que uma ambição para Guarulhos. “Esse conceito de smart cities vai melhorar a qualidade de vida do cidadão por intermédio da modernização dos serviços públicos, apoiados nas novas tecnologias, plataformas e aplicativos que hoje impulsionam os avanços da nova sociedade.”

 

Também participaram do painel, Franz Wagner Dal Belo, diretor de Inovação e Tecnologia, da Prefeitura de Maringá (PR); Rogério Pereira dos Santos, secretário de Governo de Santos (SP), e Vinícius Fontes, da Accenture Digital and Entrepreneur.

 

O evento

 

O Connected Smart Cities envolve empresas, entidades e governos em um evento que tem por missão encontrar o DNA de inovação e melhorias para cidades mais inteligentes e conectadas umas com as outras, sejam elas pequenas ou megacidades. Participam empresas de serviços e tecnologia de ponta, especialistas, prefeituras e pessoas engajadas com a otimização das cidades do Brasil, buscando inspiração em soluções implantadas nas mais inteligentes cidades do mundo e trazendo novas ideias.