Guarulhos disponibilizará 23 câmeras para o Detecta

0
521

 

A cidade de Guarulhos já entrou em contato com o Governo do Estado para fazer a integração e disponibilizar as 23 câmeras de monitoramento da Guarda Civil Municipal, que estão espalhadas pela região central do município, para serem utilizadas pelo sistema de monitoramento Detecta. Ainda este ano, o estado deve disponibilizar recursos para fazer a interligação e começar a utilizar as imagens.

O projeto é original da cidade de Nova York, nos Estados Unidos, onde a polícia local já utiliza há sete anos, com resultados satisfatórios. Desenvolvido pela Microsoft, o Detecta chegou a São Paulo em abril deste ano, com um investimento de R$ 9,7 milhões feito pelo governo estadual, além de R$ 7,3 milhões na aquisição de equipamentos.

detecta-guarulhos

O sistema liga o banco de dados da polícia de forma inteligente e em tempo real com as câmeras de monitoramento, e ajuda no patrulhamento, investigação, planejamento de combate a crimes e identificação dos padrões de delitos. Quando os dados cruzados ou as imagens localizam irregularidades ou atitudes suspeitas, um sinal de alerta é emitido na central.

Além das câmeras da Polícia Militar, estão também sendo utilizadas as imagens das estradas de todo o estado de São Paulo, todas as que são controladas pela Artesp (Agência Reguladora de Serviços Públicos de Transporte de São Paulo). A próxima fase do sistema de monitoramento será a integração com sistemas de videomonitoramento privados, que estejam instalados em locais públicos, como câmeras de prédios ou casas.

 

O Detecta deve estar completamente em funcionamento em janeiro de 2015.

 

Fonte: Guarulhos Hoje