Guarulhenses não economizam água

0
447

 

Mesmo com o racionamento e a grave crise no estado, o guarulhense gasta atualmente 33 litros de água a mais por dia do que o recomendado pela Organização das Nações Unidas (ONU), que é de 110 litros.

De acordo com o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Guarulhos cada cidadão consome atualmente 143 litros diariamente. Antes do racionamento, o consumo era ainda maior, já que cada habitante usava em média 163,24.

Dessa forma, diariamente Guarulhos é responsável pela retirada de 116,3 milhões de litros do Sistema Cantareira. O reservatório corresponde a 62% do abastecimento total do município e até ontem, segundo relatório da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), estava com 12,8% de sua capacidade.

agua-guarulhos

Já em relação ao Sistema Alto Tietê, que é responsável por 25% do abastecimento de Guarulhos, são retirados por dia 47 milhões de litros – que segundo a Sabesp o reservatório estava com 7,2% de sua capacidade até ontem. Os outros 13%, que são provenientes de sistemas produtores próprios, correspondem a 24,3 milhões de litros por dia. Isso significa que a cidade consume, em média, 187,5 milhões de litros de água diariamente.

Ainda assim, de acordo com o Saae, cada guarulhense reduziu em 14,2% a média de consumo entre abril e setembro deste ano.

Outra questão que influencia no consumo da cidade é o volume de perdas que até 2012 estava em 37,2%. Mesmo assim, houve uma redução significativa do índice de perdas já que em 2000 o número estava em 51,06%, segundo o Saae.

 

Fonte: Guarulhos Hoje