Grupo Escoteiro Guaru comemora 30 anos

0
541

O Grupo Escoteiro Guaru comemora seus 30 anos com muita festa no próximo sábado (10). A programação começa a partir das 10h e possui encerramento previsto às 18h. A comemoração contará com a presença da Defesa Civil, às 14h. Haverá hasteamento dos pavilhões Nacional, Estado e do Grupo, e a participação do canil da GCM (Guarda Civil Municipal), além dos jogos cooperativos e o Fogo de Conselho, uma atividade das atividades escoteiras.

escoteiros-guarulhos

O aniversário do grupo ocorre dia 14, mas a comemoração será antecipada. Fundado em 1986, o Guaru sempre procurou trabalhar visando o melhor para as pessoas que o frequentam e para a cidade. A sede do grupo, no Parque Fracalanza, na Vila Augusta, foi cedida pela Prefeitura de Guarulhos. Em contrapartida, o Guaru contribui na ajuda de campanhas como vacinação, e toda parte social voltada a cidade.

Durante as comemorações, os jogos cooperativos começam às 16h, com o objetivo do desenvolvimento do jovem não só na área cultural, mas na parte social, intelectual, físico, afetivo e espiritual, contribuindo para o caráter dos integrantes do movimento escoteiro. “Nos jogos, o vencedor é um grupo e não apenas uma única pessoa”, explicou chefe Vicente Vasconcellos, vice-presidente do Guaru.

Atualmente há 480 escoteiros na cidade, e 70 deles estão no Guaru. Segundo Vasconcellos, na cidade estão em atividades seis grupos: o G.E. do Ar Major Brigadeiro Nilton Braga, o G.E. Uceg (União Cultural Esportiva Guarulhense), o G.E. Gaia, o G.E. Josafá Tito, o G.E. Pitguari e o G.E. Guaru.

O escotismo é dividido por ramos – os Lobinhos são crianças de seis a dez anos; o escoteiros, de 11 a 14 anos; os Sêniores, de 15 a 17 anos, e o Pioneiros, de 18 a 21 anos. A partir dos 21 anos, o jovem é destinado para a área técnica, voluntária ou administrativa.

Não existe idade limite para se tornar um escoteiro, mas segundo Vasconcellos. Quando questionado sobre o significado de ser escoteiro, ele revela que é saber trabalhar em equipe e ter cidadania. “O escotismo forma bons cidadãos trabalhando o caráter do jovem”, disse o chefe escoteiro.

Serviço

Grupo Escoteiro Guaru

Rua Joaquim Miranda, 471, Vila Augusta
Telefone: 9.9832-2671 (chefe Vicente)

Reportagem: Ulisses Carvalho

Fonte: Guarulhos Hoje