Governador, vice e prefeito inauguram linha de trem entre Guarulhos e São Paulo

0
1271

 

A Linha 13-Jade da CPTM, que liga São Paulo ao aeroporto internacional de Guarulhos, com uma estação no Cecap, começou a funcionar hoje (31).

 

Às 9h30, o trem que partiu da estação Engenheiro Goulart chegou na estação Cecap, que fica ao lado do Terminal Rodoviário Urbano. Nele estava o governador Geraldo Alckmin, que foi recebido em Guarulhos pelo prefeito Guti e o vice-governador Márcio França.

 

Já na estação Aeroporto, Guti falou sobre o quanto a chegada do trem será importante para a mobilidade e integração da toda a cidade. “Vale ressaltar aos usuários do trem que a cidade toda ficará integrada, uma vez que a estação Cecap e Aeroporto estão próximas dos Terminais Cecap, Taboão e do Terminal Rodoviário Urbano, que inclusive é o ponto de convergência do Circular da Saúde. A melhoria na qualidade de vida está 100% associada a qualidade de mobilidade”, disse o prefeito.

 

O governador Geraldo Alckmin também ressaltou que a integração da cidade deve continuar. “Hoje entregamos duas novas estações, a estação Cecap e Aeroporto. No futuro, podemos continuar integrando outros bairros muito populosos aqui do município”. O projeto da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) prevê a construção de mais quatro estações em Guarulhos, chegando às regiões do São João e Bonsucesso, bem próximo ao Pimentas.

 

A linha inaugurada já tem três estações em funcionamento: Aeroporto-Guarulhos, Guarulhos-Cecap e Engenheiro Goulart, onde haverá integração com a linha 12-Safira. Com 12,2 km, seu trajeto será feito em cerca de 15 minutos, fato comemorado pelo vice-governador Márcio França. “Hoje, as duas principais cidades do Estado de São Paulo estarão ligadas por um trajeto de apenas 15 minutos. Além disso,  (a linha de trem) integra o maior aeroporto da América do Sul com a cidade de São Paulo”, comemorou Márcio França.

 

Durante o mês de abril, a linha circulará somente aos sábados e domingos, das 10h às 15h, gratuitamente. Depois, passará a funcionar em todos os dias no mesmo horário e no terceiro mês começará a operação comercial, com cobrança de tarifa.