Ginásio Fioravante atrai mais de 500 pessoas para mutirão de revitalização

0
365

 

Moradores e atletas guarulhenses se reuniram no último sábado, 1 de abril, numa verdadeira demonstração de exemplo de zeladoria colaborativa, em clima de muita alegria e emoção. Assim foi o mutirão de revitalização do Ginásio Fioravante Iervolino, que contou com a participação do prefeito Guti, do vice-prefeito e secretário da Secel, Alexandre Zeitune e atraiu mais de 500 pessoas, em um dos momentos mais bonitos de valorização do esporte na cidade.

mutirao-ginasio-fioravante (1)
Voluntários realizam a pintura do Ginásio. Foto: Fabio Nunes Teixeira – PMG
A ação organizada pela Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secel) contou ainda com a presença de atletas de expressão da história da cidade, como o medalhista de handebol Edison Freire, o Testa, e o armador da seleção brasileira de basquetebol, Carlos Domingos Massoni, mais conhecido como Mosquito.

 

O prefeito Guti destacou o momento emblemático, que marca esta  nova fase da cidade de Guarulhos. “A força de trabalho mobilizada pela equipe da Secel foi sensacional e é realmente muito bonito notar a emoção dos atletas, principalmente os mais antigos, vendo que agora esse equipamento vai voltar de fato a funcionar!”, destacou.

 

mutirao-ginasio-fioravante (2)
Revitalização reuniu mais de 500 pessoas. Foto: Fabio Nunes Teixeira – PMG
O secretário Alexandre Zeitune ressaltou que o mutirão foi um passo importante no projeto de ocupação e participação cidadã na cidade. “Hoje demos mais um passo para a verdadeira ocupação do guarulhense nos espaços públicos. E é muito importante que a população saiba que este espaço não é do prefeito, nem do secretário, ao contrário, é do esportista e do cidadão guarulhense. Parabenizo a todos pela ação e vamos ocupar e transformar esse e outros espaços juntos”.

 

Emoção

 

“É muito emocionante estar aqui hoje. Me arrepia lembrar o  meu tempo de moleque neste ginásio, local onde a minha história como atleta olímpico começou”, relatou Testa. “Acredito que, como uma Fênix, o Fioravante renasce nesse mutirão, demonstrando pelo esforço de todos que pode, em breve, voltar a ser palco de grandes jogos e oportunidades para os atletas da nossa cidade”.

 

mutirao-ginasio-fioravante (3)
Flagrante da limpeza com equipamento mais pesado. Foto: Fabio Nunes Teixeira – PMG
O diretor do desporto amador, Wilson David, declarou que a ação colaborativa simboliza a retomada do esporte em Guarulhos. “O Fioravante é o símbolo esportivo da cidade. Sede de diversas Olimpíadas Colegiais, esse espaço faz parte da memória de muitos atletas e torcedores que vivenciaram aqui importantes momentos do nosso esporte. Mais do que uma ação de revitalização, o dia de hoje representa um passo importante, para que o esporte volte a acontecer com dignidade nossa cidade”.

 

União pela transformação

 

Em  cenário de completo abandono, com lixo, janelas quebradas, sujeira e entulho, o Fioravante apresentava estado avançado de deterioração. Mas, aos poucos, durante o mutirão, e  a cada atitude voluntária, parecia que um novo ginásio estava se revelando; um verdadeiro espetáculo protagonizado pela paixão ao esporte.

 

mutirao-ginasio-fioravante (4)
O prefeito Guti marcou presença na ação. Foto: Fabio Nunes Teixeira – PMG
Nesse trabalho de recuperação, o grande destaque foi a participação dos munícipes  e também de diversos atletas, como os do Clube Atlético Guarulhense, das equipes de basquete, handebol, vôlei, karatê, kickboxing, do futebol feminino da cidade, entre outros.