GiGGA Acrobática é destaque de seis escolas de samba no carnaval paulistano

0
714

 

A quadra do CEU Paraíso-Alvorada é uma alegria só. É lá que se presencia o ensaio do Grupo Independente de Ginástica Geral Acrobática – GIGGA, coordenado pelo professor Pedro Cabral, cuidando dos últimos detalhes das acrobacias e coreografias para participação dos desfiles do carnaval paulistano.

 

 

Neste ano, cerca de 300 alunos dos diversos CEUs da cidade protagonizam alas e carros alegóricos em seis escolas de samba de São Paulo: Unidos de Vila Maria, Grêmio Recreativo Águia de Ouro, Imperador do Ipiranga, Colorado do Brás, Mocidade Unida da Mooca e Barroca Zona Sul.

 

O professor Pedro é um homem tímido e apaixonado pela equipe de crianças e jovens que lidera. Um profissional generoso que garante aos seus alunos as técnicas da atividade, mas também o exercício de valores humanizados, a importância da amizade e a crença na superação das dificuldades para a realização dos sonhos.

 

“Ver as crianças alcançando espaços tão importantes como a participação nas escolas de samba é fantástico. Fico realmente muito feliz por eles, principalmente pelo carinho demonstrado a todos por meio das equipes e os carnavalescos das escolas. Sabe, eu amo essas crianças e amo demais o que eu faço e é isso que me faz estar aqui todos os dias”, completa.

 

Ô Abre Alas que o GIGGA vai passar

 

“Nosso maior desafio é no carro 4 da Escola Águia de Ouro, onde teremos 33 alunos pendurados em tecidos e em trapézios”, destaca a professora  e coreógrafa Carolina Cabral.

 

Ela completa que os alunos estão se dedicando com muita alegria entre as escolas, bem como nas apresentações coreografadas nos carros alegóricos e alas. “Temos uma grande quantidade de alunos no Colorado do Brás, onde estamos com uma coreografia bem divertida com pernas de pau. Já na Águia de Ouro, por exemplo, temos dois carros (abre alas e carro 4), sendo um deles com pessoas penduradas em tecidos ginásticos de até 15 metros de altura.  É um grande desafio pessoal, mas todos estão muito animados e emocionados para o desfile”.

 

 

Pedro e Carolina explicam que as fantasias que serão utilizadas são doadas pelas agremiações, sendo apenas os detalhes personalizados pela equipe.

 

“Estamos treinando desde o dia 6 deste mês, todos os dias, o dia inteiro, o que nos fez reorganizar as agendas para a participação de todos nos ensaios técnicos das escolas, que acontecem duas vezes ao dia. É nítido o esforço da nossa equipe, mas com certeza não falta entusiasmo para o grande dia”, completa a professora.

 

Um Cirque du CEU

 

Uma das grandes referências do trabalho do GIGGA é o Cirque du Soleil, trupe canadense repleta de performances estonteantes com contorcionismo, malabarismo, palhaços e trapezistas de roupas coloridas e maquiagens marcantes.

 

 “Não escondo de ninguém a minha admiração pelo Cirque Du Soleil. Uso muito os paradigmas deles na criação das nossas coreografias”, esclarece Pedro.

 

O grupo, que já apresentou os espetáculos Saltimbancos, Quimera, Avalon e Avatar, realiza um planejamento anual das atividades e tem como hábito a construção coletiva das apresentações.

 

Pedro conta que Carolina, sua filha, é também um dos ingredientes especiais que contribui com o sucesso da equipe. Formada em biomedicina e bicampeã mundial de Ginástica Acrobática, Carol se dedica junto com o pai na missão de coordenar as diversas turmas de crianças e jovens.

 

“É maravilhoso trabalhar com a Carol, principalmente pela continuidade que podemos ter quando chegamos em casa. Conversamos muito e estamos sempre nos apoiando com ideias, sugestões, criamos os movimentos para as coreografias. A gente aqui é apaixonado pelo que faz, portanto, levar o trabalho para casa acaba sendo uma grande alegria para mim”.

 

“Sonho ainda que todos tenham possibilidade de se realizar na vida. Tenho alunos meus que hoje se tornaram professores conceituados na área da educação física. Muitos deles trabalham comigo como instrutores. E isso é o que eu acho mais lindo. Perceber que o nosso trabalho está trazendo novas oportunidades para eles. Foi para isso que eu mudei a minha vida, para vê-los felizes!”.

 

Serviço

 

Para prestigiar o Grupo GIGGA, acompanhe a programação dos desfiles no Sambódromo do Anhembi (avenida Olavo Fontoura, 1209 – Santana / São Paulo).

 

 

24/02 – Sexta-feira

Desfiles nas Escolas de Samba Unidos de Vila Maria e Águia De Ouro.

26/02 – Domingo

Desfiles nas escolas Imperador do Ipiranga e Colorado do Brás.

27/02 – Segunda-feira

Desfiles nas Escolas Mocidade Unida Da Moóca e  Barroca Zona Sul.