Gestão escolar da EPG Assis Ferreira é destaque no Canal Futura

0
1331

 

A EPG Assis Ferreira, na Vila Fátima, é umas das participantes do Entre Escolas, uma série de encontros promovida pelo Canal Futura e que mostra o intercâmbio de experiências entre duas unidades escolares de contextos e realidades diferentes. O mini documentário, com cerca de 15 minutos, aborda o modo como a escola alcançou a melhoria do desempenho dos alunos, com boas práticas na gestão escolar, foco na superação de desafios e no alcance de bons resultados.

 

 

A escola foi indicada pela Fundação Lemann, responsável pelo assessoramento pedagógico das Escolas da Prefeitura de Guarulhos. A escolha da Assis Ferreira se deu em razão do alcance da nota 6.7 em 2015  no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB, superando a nota geral do município nesse período, que foi de 6.0.

 

O programa

 

No programa, gravado no final de 2017, a então diretora da EPG Assis Ferreira, Célia Regina Lopes, e a coordenadora pedagógica Selma Sousa visitam a EMEF Doutor Gino Dartora, em Caieiras, onde têm a oportunidade de participar de um encontro formativo e conhecer algumas práticas com foco na elaboração de estratégias de leitura. Célia e Selma tinham participado do curso Gestão para a Aprendizagem, oferecido pelo Instituto Elos, em parceria com a Fundação Lemann.

 

Num segundo momento, as gestoras de Caieiras retribuem a visita na EPG Assis Ferreira, onde tiveram contato com o projeto Roda de Leitura, implementado na unidade escolar há sete anos e que promove momentos de leitura entre os alunos. “Às segundas-feiras, os alunos do 3º, 4º e 5º ano do Ensino Fundamental fazem a leitura de histórias para os alunos do 1º e 2º ano e também para os da Educação Infantil, nos espaços externos da escola”, explica a diretora Célia Lopes.

 

Leitores experientes, os alunos Bianca, Ícaro, Maria Clara, Giovanna, Ayla e Elisabete também colaboram com depoimentos durante o documentário, defendendo a importância da atividade para o desenvolvimento de sua própria autonomia, uma vez que potencializam sua capacidade leitora à medida que leem para os pequenos: “Percebemos que o entrosamento entre eles é muito interessante, por meio da leitura, eles se envolvem e um acaba ajudando o outro”, observa a coordenadora Selma.

 

O documentário também mostra a reflexão que o grupo de professores de ambas as unidades desenvolvem a partir da observação dessas experiências, fundamentais para a melhoria da habilidade e competência leitora dos alunos.

 

Para assistir o documentário, acesse www.futuraplay.org.br