Geraldo Alckmin entrega obra de ampliação do Pronto Socorro Padre Bento

0
506

O governador Geraldo Alckmin e o secretário de Estado da Saúde, David Uip, estiveram em Guarulhos nesta sexta-feira, dia 3, para a entrega das obras de ampliação do pronto-socorro do Complexo Hospitalar Padre Bento. A entrega foi acompanhada pelo prefeito Guti e pelo secretário municipal de Saúde, Roberto Lago, e pelos deputados Gileno, Eli Correia e Jorge Wilson.

padre-bento-guti-alckmin (1)
Alckmin conversa com Guti durante a visita à unidade de saúde

Guti fez questão de agradecer o apoio que a cidade tem recebido do governo estadual. “Eu tenho uma gratidão enorme por tudo que o Estado está fazendo por nossa cidade. Quero dizer que estamos abertos para receber todas as intervenções positivas do governo e que precisamos da ajuda de vocês, sabemos que o Estado trabalha em várias frentes e isso pode nos auxiliar na implantação de políticas públicas para Guarulhos. Queremos ter até o final deste ano uma saúde muito melhor do que encontramos aqui e os equipamentos do Estado são fundamentais para isso”, ressaltou.

O governador Alckmin falou que o Estado está reformando, ampliando e modernizando um hospital que é muito ligado a história de Guarulhos e também a São Paulo. “O Hospital Padre Bento foi fundado em 1931 e no começo atendia apenas pacientes com hanseníase, mas hoje o local é um grande hospital que tem um pronto-socorro que atende mais rápido, melhor, com qualidade e de forma gratuita aqueles que precisam”.

padre-bento-guti-alckmin (2)
Pronto socorro foi totalmente remodelado

Por sua vez, o secretário David Uip fez questão de salientar que apesar da crise econômica e da queda de arrecadação, o governo está investindo. “O Estado continua entregando novas unidades, promovendo reformas e ampliações, aperfeiçoando e modernizando todo o sistema de saúde”. O secretário também elogiou o centro de oftalmologia do Padre Bento. “O espaço está todo completo e pronto para realizar qualquer tipo de procedimento”.

Recursos

O investimento do Governo do Estado de R$ 14,7 milhões possibilitou a ampliação do pronto-socorro e aumentou de oito para 27 o número de leitos destinados a casos de média e alta complexidade. Já a área passou de 250m² para 2.300m², mais de nove vezes o tamanho original. Além das obras do pronto-socorro; foi reformada a passarela de interligação e restaurado o pergolado; foram adquiridos equipamentos como eletrocardiograma, mesa cirúrgica, aparelho de raio-x; e mobiliários como armários e cadeiras de rodas, entre outros.

padre-bento-guti-alckmin (3)
Guti agradeceu o apoio que a cidade recebe do Estado

O local dispõe agora de salas de recepção e de emergência, triagem, quatro consultórios, sala de medicação, soroterapia, curativos e suturas, além de especialistas em neurocirurgia, oftalmologia, infectologia, dermatologia e cirurgia buco-maxilo-facial.

padre-bento-guti-alckmin (4)
O Hospital Padre Bento ampliou o número de leitos

As intervenções buscam a melhoria das condições de trabalho e do atendimento, em especial o atendimento imediato de casos graves e o acesso exclusivo de ambulâncias, garantindo assim total segurança e privacidade aos pacientes. O funcionamento do pronto-socorro atenderá as diretrizes preconizadas pelo SUS, ou seja, o local irá priorizar os casos graves e gravíssimos de pacientes levados pelo resgate ou transferidos de outras unidades de saúde. Casos de baixa complexidade serão absorvidos pelas unidades de saúde municipais.