Feira de Artesanato ocupará área externa do Casarão da Sete de Setembro

0
441

 

A Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer realizou na manhã desta quarta-feira (22) ação de limpeza no antigo casarão da rua Sete de setembro com a rua Felício Marcondes, localizado no centro de Guarulhos. 

 

artesanato-em-guarulhos

 

A iniciativa, que envolveu a Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social, a Proguaru e a Guarda Civil Municipal (GCM), teve como objetivo preparar o local para receber no próximo dia 8 de abril,  a Feira Permanente de Artesanatos, ação da Secretaria do Trabalho, um dos primeiros passos para a ocupação popular do espaço enquanto ele aguarda o seu restauro. O espaço pertenceu à família do ex-prefeito de Guarulhos José Maurício de Oliveira, que governou a cidade  de 1919 a 1930 e de 1940 a 1945.

 

Para o secretário de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secel), Alexandre Zeitune, as iniciativas de limpeza e ocupação do casarão sinalizam a força das parcerias entre a Prefeitura, a sociedade civil e a AAPAH – Associação Amigos do Patrimônio e Arquivo Histórico.

 

“Uma cidade boa de viver e que apresenta qualidade de vida para seu povo necessita da integração entre o poder público e a sociedade civil. A proposta é de ocupação do espaço ao lado do casarão, com uma iniciativa de economia solidária e geração de renda para as pessoas utilizarem o que é realmente delas. É um processo de resgate da cidadania, de busca de qualidade de vida, feito pelos próprios cidadãos e viabilizado por um governo que mobiliza a sociedade para ir ao encontro de seus anseios. Ninguém melhor do que nós mesmos para cuidarmos do que é nosso de verdade”, declarou Zeitune.

 

De acordo com o historiador Elmi Omar, a ocupação se faz necessária para garantir a preservação do patrimônio: “Se consideramos que o saber histórico só possível com conhecimento e trabalho mútuo, faz sentido que cada um de nós possa colaborar com o cuidado desse patrimônio”.

 

Eliana Panariello Paulenas, professora e administradora de uma página nas redes sociais de admiradores do Casarão da rua Sete de Setembro, chama atenção para riqueza de detalhes da edificação, construção que data do final da década de 1930. Sobre a importância do Casarão, ela observa: “Nele se concentra a história de Guarulhos, das pessoas que viveram no passado, vivem no presente e viverão no futuro, sem dúvida um marco importante para a cidade de Guarulhos”.