Exposição Mãos Sagradas

0
743

Berg Araújo e Irlânia Mercês estão com a exposição “Mãos Sagradas: mãos que criam, mãos que rezam, mãos que vestem!”,  na Catedral Matriz, em Guarulhos. Cerca de 30 imagens sacras compõem a exposição, aberta ao público até o dia 23 deste mês de outubro.

exposicao-matriz-guarulhos

“O Senhor enviará bênçãos aos seus celeiros e a tudo o que as suas mãos fizerem.”, com a passagem bíblica em Deuteronômio 28:8, os artistas Berg Araújo e Irlânia Mercês se inspiram para apresentar em exposição uma relação de trânsito, troca e simbioses entre a arte e o sagrado.

Segundo os artistas, a proposta é trazer o sagrado e o intangível da beleza da fé, materializado nas vestimentas de cada santo. Desta maneira, os trabalhos da dupla encantam por duas vertentes indissociáveis do mundo das artes: a técnica minuciosa e detalhista, bem como uma rica combinação de elementos, cores e estilo. O resultado desta harmonização sensibiliza o público pelos olhos, coração e saber artístico, em uma atmosfera de fé e cultura.

A arte de vestir santos

 

Uma arte detalhada e genuína. Todas as produções são peças exclusivas. Alguns tecidos e passamanarias são comprados fora do Brasil, em especial Portugal, berço do catolicismo brasileiro, e confeccionados à mão por freiras de diferentes ordens. Respeitando a iconografia original, os artistas utilizam tecidos com as cores talhadas de cada santo. Os detalhes e adornos também cumprem a excentricidade da representação católica.

Serviço

Evento: Exposição “Mãos Sagradas: mãos que criam, mãos que rezam, mãos que vestem!”

Período: de 08 a 23 de outubro de 2016

Local: Igreja Matriz, Praça Tereza Cristina, S/N, Centro.

Fonte: Revista É!