Estrada vira ponto de desova

1
621

 

A Estrada do Tanque Grande, na região de mesmo nome, tem sido alvo de descartes de animais mortos. Segundo munícipes que circulam com frequência pelo local, o problema ocorre há mais de um mês e a desova chega a aproximadamente 30 animais de uma só vez.

 

No local, a reportagem encontrou ao menos dez animais em decomposição, além de pedaços de corpos de cães e gatos espalhados pela estrada devido ao fluxo de veículos.

 

animais-guarulhos

Reincidência – Descarte estaria ocorrendo há mais de um mês (Foto: Silvio Cesar)

 

“Tem dias que fica uma situação horrível. Isso não pode estar certo”, comentou um motorista de transporte escolar que trafega pela via diariamente e, por medo de represálias, não quis se identificar.

 

Segundo a protetora de animais Roberta Lacava, o descarte é irregular. “As fitas que lacram os sacos e a presença de tapetes higiênicos indicam que estejam sendo feitos por clínica veterinária, porém, é preciso investigar”, disse. Ela frisou que pessoas que pagam para o descarte correto de seus animais de estimação podem estar sendo enganadas.

 

Polícia e Vigilância vão investigar

 

Procurado pela reportagem, o chefe de investigações da Delegacia de Meio Ambiente de Guarulhos, Durval Ramos, afirmou que policiais irão ao local hoje para iniciar as investigações. A Vigilância Sanitária informou que um veterinário irá constatar os descartes, mas não deu prazo.

 

A reportagem indagou ainda o Ministério Público, por meio do Grupo Especial de Combate aos Crimes Ambientais e de Parcelamento do Solo Urbano (Gecap), o qual alegou que tomará providências quando for informado formalmente dos fatos  (com a publicação da reportagem).

 

Já a comissão que trata de assuntos de animais na OAB Guarulhos informou que só pode atuar orientando ONGs sobre como proceder com denúncias nos órgãos públicos.

 

Fonte: Folha Metropolitana