Espetáculos de dança gratuitos em Guarulhos nesse final de semana

0
512

O Teatro Adamastor Centro recebe neste fim de semana mais seis espetáculos da programação do Encontro de Dança de Guarulhos. Além das apresentações de cinco companhias da cidade, o festival terá como convidado nesta sexta-feira (8) o Coletivo Shop Suí, que apresenta “Black out” e “Meu doce estimado”.

O Encontro, realizado pela Secretaria de Cultura, tem o objetivo de identificar e divulgar manifestações cênicas relativas à linguagem da dança, promovendo o intercâmbio entre os artistas e a comunidade, com espetáculos para todos os públicos e workshops de dança, com entrada gratuita.

dança-em-guarulhosA Batalha da Vida (Foto: Rodrigo Kees)

Como parte do evento, será realizada a programação “Cena.com Partilha”, projeto da Cultura, que, em agosto, propõe ações formativas com partilhas de processos criativos de quatro companhias destacadas na edição 2013 do evento: Centro de Dança Yara Ciconi, Cia. Estável Selma Roth, Cia. Khalina Aymelek, e Corpo Urbano em Movimento.

O Encontro de Dança de Guarulhos 2014 terá mediação de Edson Santos e Fernanda Perniciotti e, sempre ao final de cada dia, as companhias realizarão bate-papos sobre os trabalhos apresentados.

 

Confira a programação completa:

 

8 de agosto / sexta

21 horas – Black Out/ Meu Doce Estimado – Coletivo Shop Suí (espetáculo convidado)

O coletivo apresentará um espetáculo com duas coreografias diferentes: Black Out e Meu Doce Estimado. “Black Out” relata a tormentas de um ser nas últimas horas de sua existência. Já, “Meu Doce Estimado” fala sobre a relação entre dois indivíduos estagnados pela rotina e que encontram dificuldades de comunicação. Esta dificuldade os leva para um universo mais visceral, onde atitudes humanas e animais se perdem na realidade estabelecida. Gênero: Dança Contemporânea. Direção: Fernando Martins. Duração: 60 min Indicação: 12 anos.

 

9 de agosto / sábado

13 horas – Héstia Guardiã do Fogo Sagrado – Cia. Brilho do Sol

Héstia é a personificação grega do fogo sagrado. Cortejada pelos deuses, especialmente por Apolo e por Netuno, ela rejeitou todas as propostas amorosas e pediu ao irmão Zeus que protegesse sua virgindade. Gênero: Dança do Ventre. Direção: Andréia Marinelli. Duração: 45 minutos. Indicação: 14 anos.

16 horas – Cores da Ilusão – Cia. de Dança by Zaico

Um homem em conflito com seus sentimentos e tomado pela solidão busca entender suas origens e as origens da mulher amada. Gênero: Danças Ciganas. Coreografia e direção: Zanara. Duração: 30 minutos. Indicação: Livre.

18 horas – É o que tem pra hoje! – Cia. 3 + Um

Um exercício de dança que busca nas referências familiares argumentos que colaborem no diálogo entre anseios, desejos e responsabilidades que permeiam a realidade das intérpretes. Gênero: Dança Contemporânea. Direção: Ana Lúcia Gouveia. Duração: 20 minutos. Indicação: livre.

19 horas – Vai ser triste ao meio-dia – Grupo Metades

A partir da autobiografia do bailarino, uma sequência de fatos de seu cotidiano são postos a prova e seus sentimentos mais íntimos e secretos são revelados em apenas uma verdade: o amor. Gênero: Dança Contemporânea. Coreógrafo e bailarino: Hélio Lima. Duração: 20 minutos. Indicação: Livre.

21 horas – Débora, a batalha da vida – Cia. Estável Selma Roth (Participação especial – destaque do Encontro de Dança 2013)

O espetáculo traz a história de Débora, que segundo o livro bíblico Juízes, foi a primeira figura feminina a liderar um exército.. Gênero: Estilo Livre. Direção: Selma Roth. Duração: 25 minutos. Indicação: 12 anos.

 

15 de agosto / sexta

20 horas – Núcleo Isbá – Liceum de Dança de Guarulhos (Participação especial)

A valorização do folclore bielorrusso, por meio de um ballet que apresenta, em quatro atos, costumes típicos dessa comunidade. Gênero: Danças folclóricas da Bielorrússia. Direção: Nicolay Gregorovitch Chocianowicz. Duração: 60 minutos. Indicação: Livre.

 

16 de agosto / sábado

14 horas – Rainha Morta, ornamentos perecíveis – -1| Coletivo

Portugal. Século XIX. Pedro I e Inês de Castro protagonizam um enredo amoroso trágico permeado por disputas pelo poder. O fim trágico da narrativa desemboca no assassinato de Inês, transformando-a em uma Rainha póstuma. Gênero: Dança contemporânea. Concepção coletiva. Duração: 30 minutos. Indicação: Livre.

16 horas – Descendo o rio – Grupo Boilado

O grupo apresenta um espetáculo que mescla aspectos regionais do folclore brasileiro, com destaque para as lendas amazônicas do boi e do boto. . Gênero: Danças folclóricas. Coreografia: Tais de Andrade. Duração: 25 minutos. Indicação: livre.

18 horas – A Cidade Desencantada – Núcleo Cênico OS4

As fases da vida e as formas de se despedir dela. As sensações sobre infância, juventude, fase adulta e velhice. Numa perspectiva diversificada, consideram-se as subjetividades da vida, com intuito de trazer ao espectador reflexões sobre questões existenciais. Gênero: Dança Contemporânea. Duração: 30 minutos. Indicação: Livre.

20 horas – Macondo – Cia. Khalina Aymelek

Por meio de uma simbiose corporal da dança cênica com as possibilidades melódicas da percussão erudita, a companhia aborda a solidão que permeia o universo das personagens que vivem isoladas na aldeia de Macondo, na obra “Cem Anos de Solidão”, de Gabriel Garcia Márquez. Gênero: Dança oriental cênica. Direção coreográfica: Khalina Aymelek.. Direção musical: Moisés Pantolfi. Duração: 30 minutos. Indicação: 14 anos.

 

17 de agosto / domingo

14 horas – Utopia – Cia. Insano Movimento

O espetáculo narra várias partes do sonho de um garoto, e representa através da dança um mundo lúdico de florescimento, loucura, anseios, dor e amor. Gênero: Dança Contemporânea. Direção: Matheus Pamplona. Duração: 45 minutos. Indicação: 12 anos.

16 horas – Id – Cia. de Dança Araci Guerra

O ego busca substituir o prazer irrestrito pelo princípio de realidade. Ele representa a razão oposta do Id, que é caracterizado pelas paixões. Gênero: Neoclássico / Contemporâneo. Direção: Araci Guerra. Duração: 20 minutos. Indicação: Livre. Direção: Araci Guerra.

18 horas – A Flauta Mágica – Centro de Dança Yara Ciconi (Participação especial – destaque do Encontro de Dança 2013)

Para conquistar os familiares de sua amada, Luke usa uma flauta mágica capaz para enfeitiçá-los, mas suas tentativas são frustradas e, revoltados, todos do vilarejo querem condená-lo à forca. Ballet Clássico. Direção Yara Ciconi. Duração: 60 minutos. Indicação: Livre.

20 horas – Fábrica dos Sonhos – Corpo Urbano em Movimento (Participação especial – destaque do Encontro de Dança 2013)

Livremente inspirado em obras de Tim Burton, o espetáculo revela um universo lúdico e um corpo que se expressa em meio a um espaço midiático. Dança Contemporânea. Concepção: Danilo Firmo. Duração: 40 minutos. Indicação: Livre.

 

Comissão Artística

Fernanda Perniciotti

Pesquisadora integrante do Movimento A Dança Se Move, grupo de discussão e desenvolvimento de políticas públicas para a dança. Membro do Centro de Estudos em Dança – CED, da Associação Nacional de Pesquisadores em Dança – Anda e curadora do projeto Encontros das Artes do Corpo, da PUC.

Edson Santos

Bailarino, coreógrafo e professor de dança contemporânea e jazz dance. Atua como coreógrafo residente na Companhia Independente de Dança de São Paulo.

 

Cena.com Partilha

A programação Cena.com Partilha da Secretaria de Cultura propõe ações formativas com partilhas de processos criativos. Em agosto, as atividades acontecerão como parte do Encontro de Dança de Guarulhos e serão compostas por quatro companhias destacadas na edição 2013 do evento: Centro de Dança Yara Ciconi, Cia. Estável Selma Roth, Cia. Khalina Aymelek, e Corpo Urbano em Movimento, todos com partilhas relativas aos respectivos processos de criação. Duração 90 minutos.

 

3 de agosto / domingo

17h30 – Workshop de Dança Oriental Cênica – Cia. Khalina Aymelek

 

9 de agosto / sábado

10 horas – Workshop de Jazz Dance – Cia. Estável Selma Roth

 

17 de agosto / domingo

10 horas – Workshop de Ballet Clássico – Centro de Dança Yara Ciconi

16h30 – Workshop de Dança Contemporânea – Corpo Urbano em Movimento

 

Fonte: Prefeitura de Guarulhos