Escola em Guarulhos vai bem em olimpíada de astronomia

0
749

Se fossem expostas em um quadro, faltaria espaço para todas as 108 medalhas conquistadas pelos alunos da E.E. Glauber Rocha, no Jardim Almeida Prado, na Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA). A unidade de Guarulhos foi a recordista da rede estadual paulista na competição aberta a estudantes do Ensino Fundamental e Médio de todo o País. Na última edição, outros 1,1 mil estudantes matriculados em unidades da Secretaria da Educação chegaram ao topo das provas.

astronomia-guarulhos

A participação na Olimpíada não é nenhuma novidade para meninas e meninos do 1º ao 5º ano da Glauber Rocha. Para isso, a equipe de professores organiza ao longo do ano uma série de exposições e trabalhos sobre os movimentos de rotação da Terra, pontos cardeais, fases da lua, Sistema Solar até as explorações em sondas espaciais.

Outra ferramenta adota pela escola é a leitura. Com ajuda de livros e de instrumentos como luneta e mini telescópio, os estudantes são incentivados a imaginar o espaço sideral e os limites. O trabalho tem resultado. Em 2016, das 108 medalhas acumuladas pela escola foram 33 de ouro, 35 de prata e 40 de bronze.

Organizada pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB), a olimpíada reúne escolas públicas e particulares com o objetivo de testar o conhecimento em astronomia e astronáutica dos alunos e incentivar o estudo da ciência. As provas são realizadas nas próprias unidades e são divididas de acordo com o ciclo de ensino. Além das medalhas, todas as escolas, professores e alunos participantes recebem certificados.

Fonte: Guarulhos Hoje