Encontro discute questões dos idosos na próxima terça-feira

0
149

 

O Centro de Referência à Saúde do Idoso – Ceresi está com inscrições abertas para o 1º Encontro Temático de 2017 “Conversando sobre a Curatela: aspectos práticos e processuais da interdição”, que será realizado na próximo terça-feira, dia 23, das 8h30 às 13 horas, no Auditório 7 do Adamastor Centro. Os interessados em participar devem se inscrever no Portal de Eventos da Prefeitura: eventos.guarulhos.sp.gov.br, sendo que o período de inscrições ficará condicionado ao preenchimento das 200 vagas.

 

idosos-guarulhos
Foto: Sidnei Barros / PMG

 

Para discorrer sobre o tema, foram convidados palestrantes do Ministério Público, da Defensoria e da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), que farão uma explanação sobre a atuação de cada órgão nas ações de interdição. Antes disso, a assessoria jurídica da Secretaria de Saúde abordará a tramitação desses processos na Prefeitura.

 

Segundo explicou a gerente do Ceresi, Elisângela Arantes de Souza, o evento foi pensado em razão da crescente procura de informações sobre o assunto por parte de familiares de idosos que utilizam o Ceresi.

 

“O processo de envelhecimento populacional é um fenômeno mundial. Em Guarulhos, a população idosa já ultrapassa a marca de 120 mil pessoas, segundo dados do IBGE (2015). Por isso, o Ceresi tem como uma de suas atribuições promover espaços para capacitação em geriatria e gerontologia e outras temáticas pertinentes ao aumento da expectativa de vida”, disse.

 

PROGRAMAÇÃO

 

Data: 23 de maio (terça-feira)

Local: Adamastor Centro – Auditório 7

Endereço: Avenida Monteiro Lobato, 734 – Macedo

 

Horários

8h00 às 9h00 – Credenciamento

8h30 – Coffee Break

8h45 – Apresentação do Coral CERESI

8h55 – Apresentação de Vídeo Temático

9h00 – Abertura Oficial

9h20 – Palestra: Apresentação da Assessoria Jurídica da Secretaria da Saúde

9h35 – Palestra: Atuação do Ministério Público nos processos de interdição

10h15 – Palestra: Atuação da Defensoria Pública nos processos de interdição

10h35 – Intervalo

10h45 – Atividade com Educador Físico CERESI

10h55 – Palestra: Atuação da OAB nos processos de interdição

11h15 – Abertura para Perguntas

13h00 – Encerramento