Educadores de Guarulhos participam do planejamento do ano letivo

0
421

 

Partir de um pressuposto segundo o qual todo ser humano traz em si capacidade e potencialidade de desenvolvimento, através de uma concepção de que ninguém forma, sem igualmente formar-se. Esse foi um dos conceitos abordados pela Escola da Prefeitura de Guarulhos “José Jorge Pereira”, durante o encontro de Planejamento 2017, que aconteceu nesta quarta e quinta-feira, dias 1º e 2.

 

educadores-guarulhos

 

De acordo com a diretora Daniella Feitosa de Souza, o encontro permitiu que um conjunto de ações fosse planejado com o propósito de construir vínculos efetivos: “Os educadores são protagonistas de seus próprios processos de autoconhecimento, planejamento e desenvolvimento pessoal e profissional”, afirmou.

 

O encontro de Planejamento contou ainda com dinâmicas diferenciadas, construção de combinados, ação-reflexão sobre a prática pedagógica e a apresentação da coaching (profissional que utiliza procedimentos específicos para ajudar indivíduos e equipes a melhorar a performance no trabalho e a qualidade de vida), Rose Medeiros.

 

Arte-educadora participa do planejamento na E.P.G. Siqueira Bueno

 

Brincar, cantar, dançar, ouvir e contar histórias com os ouvidos e os corações abertos. Essa foi a energia que reinou durante o Planejamento Escolar na EPG Siqueira Bueno, que fica na Vila Galvão.

 

Assessorados pela arte-educadora e contadora de histórias Wânia Karolis, a equipe da escola foi gentilmente convidada a se entregar a uma deliciosa experiência intitulada “Morando no Brincar da Formação dos Educadores: Conte-me seus Sonhos para Sonharmos Juntos”.

 

“Ofereci ao grupo a vivência lúdica e poética do encontro da arte com a infância, como um encontro de potências que levam à criação”, explicou Wânia.

 

Com trabalho inspirado no filósofo e poeta francês Gaston Bachelard (1884-1962), a arte-educadora explicou também que a proposta evoca pensamentos e emoções, provoca sensações e intuições, maravilha, intriga, potencializa o coletivo, o diálogo, a escuta, liberta e cura.