Educação Ambiental realiza palestra no Senac

0
343

A gerência de Educação Ambiental da Secretaria de Serviços Públicos promoveu na última quinta-feira, dia 28, uma palestra para cerca de 40 estudantes do curso Técnico de Segurança no Trabalho. A atividade foi realizada na unidade Senac de Guarulhos.

 

A palestra teve como tema o Plano Diretor de Resíduos Sólidos (PDRS), que define as regras para o manejo dos resíduos sólidos gerados, transformados ou destinados no município, com a inclusão social de catadores por meio da geração de trabalho e renda. O plano contempla também a cooperação entre poder público e setor privado e define a responsabilidade compartilhada.

 

O PDRS de Guarulhos prevê ainda a não geração, redução, reutilização, reciclagem, tratamento e a destinação adequada dos resíduos na cidade, bem como a implantação da coleta seletiva dos resíduos secos e úmidos, além da recepção de pequenos volumes de resíduo da construção e da demolição nos Pontos de Entrega Voluntária (PEVs).

 

Durante a palestra, foram abordados também os cinco Rs: Repensar os hábitos de consumo e descarte; Recusar os produtos que prejudicam o meio ambiente e a saúde; Reduzir o consumo desnecessário; Reutilizar e recuperar ao máximo antes de descartar; e Reciclar os materiais.

 

Fonte: Prefeitura de Guarulhos