Dia Nacional de Doação de Leite Humano visa incentivar o ato

0
137

 

Desde 2015, por força da Lei nº 13.227, o Dia Nacional de Doação de Leite Humano passou a ser comemorado em 19 de maio, em vez de 1º de outubro como era antigamente. A data foi criada para sensibilizar a sociedade sobre a importância de doar o volume excedente de leite materno, bem como para incentivar a amamentação. Guarulhos, que abriga o mais antigo Banco de Leite do Alto Tietê e que até 2013 era referência para as 11 cidades da Região, está engajado nessa Campanha.

 

leite-materno-doacao

 

Para tanto, o Banco de Leite Humano e Guarulhos (BLH) realiza bimestralmente, em sua sede, um curso de introdução ao aleitamento materno para gestantes, cujo próximo acontece no dia 30 deste mês às 14 horas. Além de orientar sobre as técnicas corretas para uma boa amamentação e abordar a importância do ato para a saúde da mãe e do bebê, a capacitação também incentiva a doação do volume excedente.

 

Considerado fundamental para a recuperação dos bebês prematuros, com baixo peso ou com graves problemas de saúde, o leite materno doado é pasteurizado pelo Banco e passa por um controle rigoroso de qualidade antes de ser distribuído nas UTIs neonatais. Para doar leite materno, basta ligar para os telefones 2408 4991 e 2408 6243, que a equipe do BLH irá orientar, fornecer o material necessário e recolher o produto na residência da doadora.

 

No primeiro trimestre deste ano, o BLH coletou 104 litros de leite materno, efetuou 257 visitas domiciliares, o que já ajudou na recuperação de 159 recém-nascidos. O Banco funciona de segunda a sexta-feira, das 7 às 19 horas e aos sábados das 7 às 15 horas, na rua Otávio Forghieri, 70, ao lado do Fórum (região central).