Dia Mundial da Saúde Mental em Guarulhos

0
437

 

Para comemorar o Dia Mundial da Saúde Mental, celebrado nesta sexta-feira (10), a Secretaria de Saúde, em parceria com o Fórum de Saúde Mental de Guarulhos, irá promover uma série de atividades no calçadão da rua Dom Pedro II, das 9 às 12 horas.A ação, que conta com a participação de profissionais da área e também de frequentadores dos diferentes serviços de saúde mental do município, propõe a interação com a população como forma de quebrar preconceitos.

dia-saude-mental

 

Na oportunidade, serão apresentados trabalhos artísticos de diferentes tendências, além de faixas e cartazes confeccionados pelos frequentadores do Fórum de Saúde Mental. Os organizadores pretendem apresentar e debater com a população as propostas de atenção e cuidado no território onde a pessoa vive e se relaciona, em contraposição ao período de longas internações que ocasionam violação ao direito de liberdade e práticas de exclusão social.

 

Quem passar pelo calçadão será convidado a responder perguntas como: “Qual é sua loucura?”, e “O que te faz bem?” que impulsionarão uma discussão mais ampla sobre temas determinantes da saúde mental. Ainda que sem identificação, as respostas servirão para mostrar os diferentes posicionamentos das pessoas em relação às posturas que todos devem ter frente aos fatos do cotidiano, sejam eles sérios ou lúdicos.

 

Também haverá o espaço “Microfone Aberto”, onde vários frequentadores dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPs) e do Projeto Tear estarão demonstrando seus talentos musicais. Neste espaço, o público também poderá participar. Criado em 2010, o Fórum de Saúde Mental de Guarulhos agrega pessoas interessadas em discutir e contribuir com a política de saúde mental na cidade. Seus integrantes são usuários, familiares e profissionais da área.

 

Fonte: Prefeitura de Guarulhos