Dia do Escoteiro é celebrado em Sessão Solene na Câmara

0
140

 

Solidariedade e compromisso com o coletivo: esses são alguns dos princípios dos escoteiros, homenageados em Sessão Solene, na noite da última sexta-feira, 27 de abril. O evento foi realizado sob a presidência do vereador Rafa Zampronio (PSB) e prestigiado pelo prefeito Guti.

 

Foto: Karina Yamada

 

De acordo com o prefeito, o trabalho voluntário incentiva crianças e jovens a contribuírem para a evolução da sociedade. ”Espero que todas as crianças e jovens conheçam esse espírito de fraternidade”, declarou.

 

Há 14 anos, a Câmara de Guarulhos aprovou a Lei nº 6.009, que estabelece no calendário oficial a comemoração do Dia do Escoteiro em 23 de abril. Todos os anos, a Câmara promove uma Sessão Solene para reconhecer as ações sociais e educacionais praticadas pelos escoteiros. Para Zampronio, a iniciativa estimula a autonomia, a liderança e a solidariedade.

 

Segundo a representante dos escoteiros na União Cultural e Esportiva Guarulhense, Fátima Marchetti, a cidade conta com seis grupos de escotismo e aproximadamente 300 voluntários e jovens. O movimento nasceu na Inglaterra em 1907 e está presente em 216 países. No Brasil, são mais de 70 mil escoteiros. No cenário mundial, esse número chega a 30 milhões. O primeiro grupo se estabeleceu em Guarulhos em 1979.

 

A escoteira Maiara Andrade Costa Silva, de 15 anos foi homenageada e recebeu uma insígnia com o nome da premiação. “Participo do movimento há oito anos e me sinto muito feliz”, afirmou. Outros nove escoteiros também receberam a homenagem.

 

As atividades dos escoteiros são diversificadas: jogos, dinâmicas, gincanas, tudo isso faz parte das brincadeiras ao ar livre, que mantém o foco no desenvolvimento do caráter. Os encontros são realizados aos sábados. Mais informações pelos telefones (11) 2405-8072 ou (11) 2407-7935.