Desfile da Independência aconteceu na Avenida Paulo Faccini

0
536

Ao som da Banda da Guarda Civil Municipal, fanfarras e belas apresentações artísticas, milhares de pessoas assistiram ao tradicional desfile cívico que encerrou a semana da Pátria 2016, nesta última quarta-feira, 7, na avenida Paulo Faccini.

O evento que comemora a Independência do Brasil contou com a presença de autoridades como o prefeito Sebastião Almeida e a secretária de Educação, Neide Marcondes Garcia, que destacaram a importância do evento como uma forma de evidenciar a importância da educação para a construção de uma sociedade justa e solidária para todos.

“Este ano, o tema que estamos comemorando é Guarulhos Educação Cidadã para a Democracia e por isso, quero parabenizar a todas as escolas públicas, particulares que todos os anos nos proporcionam momentos de muita alegria. Esse é um momento mágico e muito importante para todos, principalmente para os nossos alunos que demonstram todos os anos muita capacidade e talento” afirmou Almeida.

Por sua vez, a secretária Neide completou dizendo que a luta pelos direitos sociais também é uma das reflexões representadas durante os desfiles. “Hoje, quando encerramos as comemorações da Semana da Pátria, nossos sentimentos são de alegria pelas nossas conquistas, como a educação de qualidade social. Fica nosso convite à reflexão para que continuemos lutando por mais direitos sociais, a fim de nos tornarmos cada vez mais cidadãos plenos”.

Destaques

O ponto alto do evento foi a apresentação dos alunos dos Centros de Educação Unificados – CEUs e do Grupo de Ginástica Acrobática – GiGGA, que tirou o ar dos presentes com uma coreografia emocionante, repleta de encanto e precisão.

A festa de encerramento contou ainda, com a participação das redes municipal, estadual e particular de ensino, do grupamento do Tiro de Guerra, das bandas da Base Aérea de São Paulo e da Guarda Civil Municipal de Guarulhos, além de outras entidades, grupos e organizações da sociedade civil organizada que emocionaram o público presente.

Desde a cerimônia de abertura, que aconteceu no Paço Municipal no dia 1º de setembro, com as apresentações da Ginástica Rítmica do CEU Pimentas, da Escola Estadual Lydia Kitz Moreira, do Colégio Santa Rita e do projeto Guard que teve sua canção traduzida em LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) pelos alunos do 5º Ano da EPG Evanira Vieira Romão, foram desenvolvidas atividades descentralizadas também no Jardim Vila Galvão, na Cidade Soberana, no Jardim Cumbica, no Pimentas e no Centro.

As apresentações que aconteceram ao longo da Semana deram visibilidade ao trabalho pedagógico desenvolvido nas escolas, entidades e instituições, que constroem dia a dia um lugar melhor para todos.