Defesa Civil usa captação de água da chuva

0
561

 

Para reduzir o gasto com água em época de escassez hídrica como a que ocorre no Estado de São Paulo, a Defesa Civil de Guarulhos montou um sistema de captação de água da chuva para utilizar na limpeza e manutenção do prédio da coordenadoria.

 

captação-de-agua-de-chuva foto: Fabio Nunes Teixeira/PMG

 

O esquema é bem simples, porém, eficiente. A água decorrente das precipitações que atinge um dos prédios é levada por meio de um cano para um tanque de 1.000 litros. O líquido armazenado é utilizado para limpeza de viaturas, banheiro, departamentos e, também, para aguar plantas.

 

Segundo a coordenadora da Defesa Civil, Margaret Martins, a ideia é instalar outros tanques para armazenar mais água e, assim, reduzir a dependência dos sistemas de reservação, como o da Cantareira, que está operando bem abaixo de sua capacidade.

 

“Como reservatório para a água nós utilizamos um tanque que estava na Defesa Civil há tempos. Depois de um acidente com um caminhão, ninguém quis ficar com ele e, então, ficou aqui na Defesa Civil”,explica Margaret, ao acrescentar que à época o tema “crise hídrica” não era disseminado. “O tanque era de cola e, para nós utilizarmos, tivemos de limpá-lo e higienizá-lo”, completa a coordenadora.

 

Fonte: Prefeitura de Guarulhos