Defesa Civil faz balanço das chuvas na cidade

0
645

 

Guarulhos é atingida por chuvas de forte a moderada intensidade desde a noite de quinta-feira (10), o que colocou a cidade em estado de alerta de nível muito alto para inundações e deslizamentos. O acumulado da precipitação nas últimas 24 horas chegou a 163,4 milímetros na região mais afetada do município, a Cidade Soberana.

 

chuvas-em-guarulhos (1)Estrada Velha Nazaré/Fortaleza

 

Desde o início do temporal, a Defesa Civil da cidade já recebeu mais de 150 chamados relacionados a enchentes, riscos de deslizamento e quedas de árvores. Equipes do órgão trabalham com mais de 80 profissionais para atender aos moradores em todos os bairros. Além deles, estão em campo vários técnicos e funcionários de outras secretarias, aumentando o efetivo para cerca de 120.

 

Até o início da tarde desta sexta-feira, entre as 26 ocorrências atendidas relacionadas a deslizamentos, haviam sido confirmados 15 casos, nos bairros Cidade Soberana, Vila Rica, Jardim Bonança, Soberana, Cumbica, Cocaia, entre outros. O Corpo de Bombeiros confirma um óbito por afogamento. Não há registros de desaparecidos ou feridos até o momento. 

 

chuvas-em-guarulhos (2)Estrada velha Nazaré/Fortaleza

 

A estimativa é de que a chuva deva atingir entre 2.000 a 3.000 famílias. O atendimento emergencial às pessoas afetadas pela chuva está sendo realizado, inicialmente, com a retirada dos moradores dos locais onde há risco iminente à vida. A Defesa Civil presta auxílio, também, fornecendo materiais de higiene pessoal e para limpeza das residências, doação de colchões, cobertores, roupas e cestas básicas. No caso de remoção, as famílias são levadas para casas de parentes e amigos.

 

O índice de chuvas registrado nos pluviômetros do município está bem acima da previsão estimada pelos serviços de meteorologia para quinta e sexta-feira, quando era esperada precipitação em torno entre 20 e 25 milímetros.

 

chuvas-em-guarulhos (3)Av. Natália Zarif

 

O Cenad (Centro Nacional de Desastres) e o Ministério da Integração Nacional estão em contato direto com a Defesa Civil de Guarulhos para acompanhar e monitorar a situação do município.

 

A Defesa Civil alerta a população a procurar locais seguros quando perceber qualquer tipo de risco, assim como evitar passar por regiões alagadas, seja com veículos ou a pé. É preciso ressaltar que é preciso evitar construir às margens de córregos e rios e encostas, pois esses locais, em períodos chuvosos, são propensos a desastres devido à saturação do solo, ocasionando risco iminente de deslizamentos e, consequentemente, perda de vidas.

 

chuvas-em-guarulhos (4)Terminal Taboão

 

Em caso de emergência, a Defesa Civil deve ser acionada pelo telefone 199 ou pelo número 2461-9286.

 

Índice de chuvas registrado nos pluviômetros da cidade (*)

 

Soberana – 163,4 mm

Recreio São Jorge – 105 mm

Vl. Nova Bonsucesso – 102 mm

Aracília – 96,4 mm

Cumbica – 88,8 mm

Itapegica – 75 mm

Centro – 83 mm

 

(*) nas últimas 24 horas

 

Fonte: Prefeitura de Guarulhos