Curso sobre a identidade guarulhense analisa a vocação da cidade

0
512

 

Nos dias 21 e 28 de março será aplicado o curso “As Identidades de Guarulhos: a representação na historiografia local”, com oito horas de duração divididas em dois sábados, a atividade coloca em pauta os pensamentos e ideologias que deram rumo ao desenvolvimento local. A atividade é mais uma iniciativa do Ponto de Cultura AAPAH – Cidadania, Memória e Patrimônio.

 

guarulhense

 

O curso será ministrado pelos historiadores Elmi Omar e Tiago Guerra que são autores de diversos livros sobre a História de Guarulhos como “Guarulhos Tem História – Questões sobre História Natural, Social e Cultural”, “Casa da Candinha Ruptura e Metamorfose – de Casa Grande a Centro de História e Memória das Culturas Negras”, “Cecap Guarulhos – História, identidades e memórias”, “Guia Histórico Cultural de Logradouros: Lugares e Memórias de Guarulhos” e “Signos e Significados em Guarulhos – identidade, urbanização e exclusão”.

 

Nas duas aulas serão analisadas várias produções que se propuseram (discutir o projeto de cidade para Guarulhos, desconstruindo e construindo as formas de representação da história do município, enfocando a visão da historiografia local, os símbolos da cidade e os lugares de memória da cultura popular.

 

O objetivo do curso é contribuir para o auto-reconhecimento como sujeito morador de Guarulhos, portador de várias identidades; colaborar na formação de um espaço de intervenção na cidade, a partir de atividades comuns que tenham a cidade de Guarulhos como objeto e compreender o processo ativo de produção de memória e do “esquecimento histórico.

 

Serviço

 

Grátis.

Duração: 8 horas (dois sábados). Dias 21 e 28 de março de 2015.

Horário: das 9 às 12h.

Vagas: 40.

 

Será certificada a participação.

Inscrição pelo e-mail: [email protected] e pelo telefone: (11) 3380-7772.

Local: Ponto de Cultura AAPAH – Cidadania, Memória e Patrimônio. Endereço: Rua Nossa Senhora Mãe dos Homens, 1031 – salas 1 e 2 – Vila Progresso, Guarulhos.