Curso gratuito do Saae Guarulhos ensinará a aproveitar a água da chuva

0
61

 

O engenheiro Plínio Tomaz, superintendente-adjunto do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Guarulhos, irá ministrar em 25 e 27 de junho o curso “Aproveitamento de água de chuva em áreas urbanas para fins não potáveis”. Trata-se de um evento gratuito, entre 8h30 e 12h30 em ambos os dias, no auditório da Regional Gopoúva da autarquia, na Avenida Emílio Ribas, 1.247.

 

De acordo com Plínio, as aulas demonstrarão que o aproveitamento da água da chuva pode ser feito de maneira simples, mas sempre para fins não potáveis, ou seja, para regar jardins, lavar calçadas, veículos e quintais, usar a descarga etc., e deste modo economizar a água própria para consumo. “Um dos focos do curso, por exemplo, será o dimensionamento do reservatório para captar e utilizar a água da chuva”, explica o superintendente-adjunto do Saae.

 

O aproveitamento da água de chuva pode, inclusive, gerar desconto no IPTU. De acordo com a lei municipal 6.793/2010, o munícipe que o fizer terá um desconto de 3% nesse imposto. O reúso da água pode significar outros 3% de abatimento, entre outras atitudes sustentáveis, como a utilização de um telhado verde e a separação de resíduos em condomínios para reciclagem.

 

O público-alvo do curso são engenheiros, arquitetos e tecnólogos. Entre os temas das aulas, incluem-se qualidade da água da chuva, dimensionamento de calhas e condutores, ilhas de calor, dispositivos usados em reservatórios, noções de hidrologia, precipitações em capitais, dimensionamento de reservatórios e a aplicação prática da norma ABNT 15.527/07, sobre aproveitamento da água de chuva, entre outros.

 

Os interessados podem se inscrever pelo telefone 2472-5329 ou através do email [email protected]. O aluno deverá trazer calculadora científica ou similar para realizar exercícios. O material didático sugerido é o livro Aproveitamento de Água de Chuva, disponível gratuitamente no site www.pliniotomaz.com.br.