Curso gratuito de vídeo

1
388

 

Música e vídeo. Uma dupla que faz toda a diferença na vida da gente, evocando emoções e lembranças. Então, já pensou em participar de um curta-metragem criando roteiro baseado em música? A partir desta quarta, dia 1º, estarão abertas as inscrições para o projeto Cine Musical, que propõe uma reinterpretação audiovisual de músicas de compositores brasileiros vivos da MPB. Podem participar maiores de 16 anos que gostem de música, cinema e dança. São apenas 30 vagas. As inscrições para a primeira oficina podem ser feitas pela internet ou na Secretaria Municipal de Cultura até dia 14 de abril.

 

O projeto Cine Musical é realizado pela Oficina Cultural Metropolitana, mantida pela Secretaria de Estado da Cultura, em parceria com o município de Guarulhos e outras cidades da Região Metropolitana.

Neste ano, a proposta é realizar um curta-metragem no gênero musical, em que os participantes criarão um roteiro baseado na canção Amizade Sincera, de Renato Teixeira.

 

O Cine Musical prevê ainda oficinas de música e ator (em junho), filmagem (julho) e edição (setembro). Serão 20 encontros de três horas, totalizando 60 horas de curso.

 

renato-teixeira-guarulhos

Vídeo será inspirado em canção de Renato Teixeira

 

Como vai ser

 

O filme musicado é construído a partir da narrativa e falas dos atores, das músicas e imagem, efeitos visuais e sonoros e movimentos de câmera, trazendo um sentido ao espectador. Os cenários, figurinos e entonações são construídos a partir da música.

Ministrada por Alex Jones, a Oficina de Roteiro vai abordar teorias e dicas práticas de análise, planejamento e revisão de roteiro, desde a definição do tema a técnicas de criatividade e processo de revisão.

 

Encontros

 

Os encontros serão na Biblioteca Monteiro Lobato (Rua João Gonçalves, 439, Centro), a partir do dia 15 de abril, às quartas-feiras, das 19h às 22h. Os certificados serão concedidos apenas aos participantes
com 75% de frequência.

Serviço

 

Cine-Musical
Oficina Roteiro

 

Inscrições de 1º a 14 de abril de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, presencialmente na Secretaria de Cultura, Núcleo de Ação Cultural, Av. Monteiro Lobato, 734, 1º andar, Macedo, pelo telefone (11) 2087-4177 ou, de preferência, pelo formulário eletrônico disponível em: http://goo.gl/forms/cs5kYW4LKb

 

Fonte: Prefeitura de Guarulhos