Curso de Cuidadores de Idosos do Ceresi tem calendário definido

0
681

 

A partir desta quarta-feira, dia 15, o Centro de Referência em Saúde do Idoso (Ceresi) começa a receber as inscrições para a primeira turma deste ano do curso Orientações a Cuidadores Informais de Idosos, que terá início no dia 8 de março. Totalmente gratuito, o curso tem vagas limitadas a 50 participantes e os interessados devem se inscrever pelo telefone 2472-5487, das 7 às 19 horas.

 

Foto: Fábio Nunes Teixeira / PMG

 

Ministrado por profissionais da unidade e convidados de diversas áreas relacionadas ao tema, o curso é pautado pelas diretrizes da Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa e visa qualificar e orientar os participantes sobre os cuidados necessários para garantir uma boa qualidade de vida para o cuidador, para a família e para o idoso. O conteúdo será abordado em 16 aulas, que acontecerão uma vez por semana, com duração de 1h30 cada.

 

Com exceção da aula inaugural, que será no auditório 3-A do Teatro Adamastor (Macedo), as demais serão ministradas no próprio Ceresi, que fica na Vila da Palmeiras. O programa contemplará as principais síndromes geriátricas; aspectos sociais e psíquicos do envelhecimento; alimentação; comunicação e deglutição em idosos acamados, e quedas.

 

Também integram o conteúdo temas como manuseio e mudanças de posicionamento, prevenção à incontinência urinária, importância do exercício físico para o paciente e para o cuidador, atenção diária nas atividades de vida, saúde bucal e higiene do idoso, cuidado na administração de medicação via oral e por sonda, espiritualidade e cuidados de enfermagem em pacientes acamados.

 

Serviço

 

Curso: Orientações a Cuidadores Informais de Idosos

 

Local: CERESI – Centro de Referência à Saúde do Idoso

Rua Dona Antônia, 965 – Vila das Palmeiras – Guarulhos

Ponto de referência: ao lado da farmácia do CEMEG

Telefone: 2472-5487

Período do curso: De 08/03 a 21/05/17 (sempre às quartas-feiras)

Horário: das 14h00 às 15h30

Número de vagas: 50 vagas.