Crianças participam do plantio de mudas de árvores em Bonsucesso

0
563

 

Os alunos do Colégio Nova Geração tiveram um dia diferente do habitual nesta sexta-feira (17). Guiados pelas mãos cuidadosas das professoras, os pequenos deixaram as salas de aula e os brinquedos para participarem do plantio de 16 mudas de ipê em um dos quarteirões da rua Antonio Tava, na Vila Nova Bonsucesso.

 

 

A ação concluiu a primeira parte do projeto “Plante Uma Árvore pelo Seu Filho” tocado em parceria pelos empresários Maria Luiza da Silva, Wilson Garcia de Souza, pela moradora do bairro Maria Tereza de Yamaguti, pela educadora ambiental Marcia Pinto e pela formanda em biologia, Edvany da Silva, com apoio da Prefeitura de Guarulhos, através da Secretaria de Meio Ambiente (SEMA) e do Horto Florestal de Guarulhos, que doou parte das mudas e ofereceu apoio técnico na preparação do berços e no plantio das árvores.

 

Desde o início do projeto, há cerca de dois anos, mais de 30 mudas, a maioria de ipês, já foram plantadas. “Nossa intenção é transformar a rua numa alameda de ipês para trazer beleza, alegria e temperaturas mais agradáveis para todos. Queremos nos tornar referência para que outras pessoas façam o mesmo e transformem a cidade. Não é difícil quando se tem coragem e ação. Talvez seja um pouco demorado, mas vamos chegar lá”, diz Maria Luiza, proprietária do colégio.

 

Wilson, que autorizou o plantio das mudas no entorno da empresa de sua propriedade, a GSM Montagens, financiou a preparação da calçada que precisou receber aberturas de 60×60 cm no concreto e também a confecção das cercas de proteção para as mudas, compartilha o mesmo ideal. “Esta é uma região muito carente de verde e seria muito bom se as pessoas abraçassem esta ideia, por isso, envolvemos as crianças e também alguns pais. É muito gratificante ver a alegria e o envolvimento da molecadinha”, revela o empresário.

 

E a tal da molecadinha não decepcionou. Cheios de empolgação e de curiosidade, entre uma pergunta e outra, meninos e meninas colacaram as mãozinhas na terra para ajudar no plantio. Para alguns deles, foi a primeira experiência deste tipo. “Esta é minha primeira plantinha. Nunca tinha mexido na terra”, revela Maria Clara de Jesus Macedo, de 6 anos.
“Para garantir que todas as mudas peguem, durante os próximos três meses as regas serão diárias. Mas não vamos parar por aqui. Já estamos planejando as próximas etapas”, finaliza Wilson.

 

Doação de mudas

 

O Horto Florestal de Guarulhos possui cerca de 20 mil mudas de árvores para doação. Para requerer uma delas, basta se dirigir até uma das unidades do Fácil e fazer a solicitação. Quem quiser saber mais sobre o assunto, pode consultar o Manual de Arborização Urbana disponível na página da SEMA no portal da Prefeitura de Guarulhos na internet: www.guarulhos.sp.gov.br.