Corvopédia

0
472
Nesta quarta-feira, primeiro de junho de 2016, a Associação Atlética Flamengo completa 62 anos. Para comemorar, o Rubro-Negro lança a histórica plataforma online que remora toda trajetória do time guarulhense: a Corvopédia (corvopedia.com.br), enciclopédia virtual do clube que honra e destaca o Jardim Tranquilidade desde 1954 a partir do dia 1º de junho.

O site inédito foi idealizado pelo assessor de imprensa Marcos Vieira Ribeiro. A direção artística e administrativa do portal ficou a cargo de Gabriel Pitor Oliveira.

corvopedia-guarulhos

A Corvopédia, responsável por corrigir e revigorar o pré-existente acervo histórico do Flamengo, surge para esclarecer inúmeras dúvidas acerca do passado rubro-negro. “Muitos pensam que o primeiro campeonato profissional disputado pelo Corvo foi a Série B1-B de 1998. Contudo, o clube disputou a última divisão paulista em 1979 e 1980. Fomos buscar os jogos referentes à trajetória oficial inaugural da equipe e adicionamos esses resultados raros ao arquivo primordial, que foi completamente reformulado. Agora, todas as contas batem. Os torcedores podem consultar todos os dados com segurança”, explicou Marcos, de 21 anos, quinto colocado do Troféu Ford ACEESP de 2015 na categoria Assessoria de Imprensa.

Marcos destacou a necessidade de viabilizar uma plataforma confiável de pesquisa aprofundada sobre o Flamengo, clube que não contava, até então, com um arquivo interativo e disponível sobre a sua história, iniciada pela ilustre carioca Guiomar Pereira Xavier – responsável por apadrinhar um grupo de garotos que jogava futebol em um campo da rua Batuíra (atual rua Cabo Antônio Pereira da Silva), logradouro paralelo ao estádio Antônio Soares de Oliveira, o popular Ninho do Corvo, no início da década de 1950.

“Além de expor todos os jogos da história do Flamengo, bem como a quantidade de gols marcados e sofridos, a Corvopédia permite ao internauta a consulta exata sobre o desempenho do Corvo contra determinada equipe, região paulista e até cores – ou seja, o clube versus times tricolores, alviverdes e alvinegros. Pensamos com carinho em cada retrospecto que poderíamos criar. O resultado foi extremamente surpreendente. Espero que os torcedores e membros da imprensa desfrutem dessa eficiente plataforma, uma verdadeira geradora de tabus e curiosidades”, avaliou o idealizador.

A home interativa da Corvopédia, configurada com design simples, facilitando a consulta dos dados históricos, recebe o suporte de incríveis 35 PDFs com informações sobre o Flamengo – todos disponíveis para download. “O internauta pode baixar arquivos que trazem o aproveitamento anual do clube, a artilharia completa, as maiores sequências invictas, os adversários mais vezes enfrentados, o ranking de goleadas… Em síntese, um trabalho completo e minucioso, que, além de essencial suporte à imprensa, serve para situar o clube temporalmente da devida forma”, declarou o assessor de imprensa rubro-negro.

Marcos, que realizou um sonho antigo ao tornar possível a enciclopédia virtual do Flamengo, retificando e restaurando cuidadosamente o antigo arquivo flamenguista, exaltou o trabalho de Gabriel Pitor Oliveira, responsável por configurar o layout do site, elaborar os menus interativos e cuidar da confecção de cada PDF. “Ele é um irmão que a vida me apresentou. Uma pessoa extremamente competente e talentosa. Sem essa ajuda, certamente, a Corvopédia não sairia da maneira desejada. É um ofício trabalhoso para cuidar sozinho, ainda mais em época de TCC. Por isso, sei que convoquei o profissional certo para estar comigo, expondo ideias novas e construindo o portal de modo eficiente e bem postado”, sintetizou.

Gabriel Pitor já tem experiência no manuseio de registros históricos, uma vez que, desde 2012, se dedica às pesquisas acerca da história do Rio Branco de Americana. Em julho do ano passado, o estudante de Jornalismo da Universidade Estadual Paulista (UNESP) lançou dois acervos que contam a história do Tigre da Paulista em jogos e fatos. Para ele, foi um desafio se envolver com o projeto da Corvopédia.

“É sempre um desafio quando você sai da sua zona de conforto. Falar do Rio Branco, para mim, é algo do dia a dia. Agora, para realizar um bom trabalho na criação e direção da Corvopédia, tive que passar por todo um processo de ambientação e de conhecimento da história do Flamengo. Isso torna tudo mais desafiante. Creio que não posso errar. Não posso ser inconsequente ao lidar com a história de uma instituição importante”, evidenciou o diretor administrativo e produtor.

Gabriel Pitor também destacou a relevância de iniciativas que destacam a preservação histórica, como a de Marcos: “É de suma importância. Eu sempre digo que, sem passado, não temos identidade. Hoje, com o lançamento deste acervo, podemos dizer que o Flamengo tem identidade, tem a sua história preservada como deve ser com qualquer time de futebol ou qualquer instituição”.

Além de ressaltar a importância da iniciativa, Pitor também comentou a utilidade da Corvopédia: “O acervo online pode ser aproveitado de várias formas. Em Americana, muitos jornalistas consultam meu arquivo do Rio Branco para matérias de pautas frias ou para um complemento de pré-jogos e pós-jogos. Quando não há um dado no site, eles me questionam, e logo abasteço o acervo. O torcedor pode utilizar como instrumento de motivação em caso de tabus ou de valorização de conquistas. E, óbvio, quando um fã tem o conhecimento histórico do seu time, ele cria um vínculo intenso ou ainda maior com a instituição. Em suma, a enciclopédia virtual pode trazer novos torcedores e consolidar outros, alimentando o brio de ser flamenguista”.

O diretor administrativo e produtor contou como foi o processo de formulação do site e explicou o olhar crítico e visionário para construir e moldar a Corvopédia nos quesitos estéticos: “O Marcos me passou todos os dados por ele pesquisados. Eu recebi o material corregido e transformei em uma planilha própria para estudos estatísticos históricos. Passamos a levantar as estatísticas: sequências de vitórias, gols feitos por ano… E, quando terminado, projetamos como seria o site e como o visitante poderia ter acesso aos números e retrospectos. Um site que tem que ser leve, mas eficiente, bem feito, promovendo facilidade ao internauta”.

Por fim, Marcos mostrou-se honrado pela concretização de sua ideia e projetou uma grande aceitação da Corvopédia por parte da nação rubro-negra: “Um grande clube precisa de um arquivo histórico detalhado. O torcedor necessita de uma ferramenta acessível, que situe o clube temporalmente, expondo as grandes conquistas e mostrando todos os dados e retrospectos possíveis. Fico contente por presentear todos os amigos e membros dessa fanática massa com a consolidação de um sonho antigo. Certamente, é o dia mais feliz de toda a minha vida”.

Confira todos os PDFs da Corvopédia:

  • 1-Retrospecto anual;
  • 2-Aproveitamento anual;
  • 3-Estreias;
  • 4-Flamengo x clubes que já disputaram o Campeonato Paulista da Série A1;
  • 5-Flamengo em mata-mata;
  • 6-Flamengo atuando em seu aniversário;
  • 7-Adversários mais vezes enfrentados e vencidos;
  • 8-Flamengo x clubes centenários;
  • 9-Flamengo x cores (clubes tricolores, alviverdes, alvinegros, etc.);
  • 10-Flamengo x Regiões de São Paulo (clubes do Vale do Paraíba, da Baixada Santista, etc.);
  • 11-Gols contra a favor do Flamengo;
  • 12-Gols marcados em casa e fora de casa;
  • 13-Gols marcados por campeonato;
  • 14-Gols sofridos por campeonato;
  • 15-Maior número de gols em um jogo – pelo Flamengo e por um único jogador;
  • 16-Jogos com o maior número de gols;
  • 17-Maiores derrotas;
  • 18-Maiores invencibilidades;
  • 19-Maiores invencibilidades em casa;
  • 20-Maiores invencibilidades fora de casa;
  • 21-Maiores jejuns em casa;
  • 22-Maiores jejuns fora de casa;
  • 23-Maiores sequências de derrota;
  • 24-Maiores sequências de empates;
  • 25-Maiores sequências de jogos marcando gols;
  • 26-Maiores sequências de jogos sem marcar gols;
  • 27-Maiores sequências de jogos sem sofrer gols;
  • 28-Maiores sequências de jogos sofrendo gols;
  • 29-Maiores sequências de vitórias;
  • 30-Maiores sequências de vitórias em casa;
  • 31-Maiores sequências de vitórias fora de casa;
  • 32-Maiores vitórias;
  • 33-Placares repetidos;
  • 34-Ranking da artilharia;
  • 35-Retrospectos em campeonatos.

Idealizadores do projeto

 

Marcos Vieira Ribeiro: estudante de Jornalismo da Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero, está em sua segunda passagem pelo Flamengo de Guarulhos, onde conquistou o quinto lugar do Troféu Ford ACEESP de 2015 – categoria Assessoria de Imprensa – com 20 anos de idade. É o diretor do departamento de historiadores do Corvo. Trabalhou como estagiário na Gazeta Esportiva.Net (atual Gazeta Esportiva.com) e no Lance!

Gabriel Pitor Oliveira: estudante de Jornalismo da Universidade Estadual Paulista (UNESP), é historiador do Rio Branco Esporte Clube e dono dos sites Acervo de Jogos e Acervo Histórico do RBEC. Trabalhou como assessor de comunicação e redator no site do jornalista e vice-prefeito de Americana, Roger Willians, e como estagiário na Rádio Brasil de Santa Bárbara d’Oeste.

Serviço

Corvopédia

Site: http://www.corvopedia.com.br/

Fonte: Click Guarulhos