Consumo de energia em Guarulhos é maior que a média nacional

0
707

 

O consumo de energia das residências de Guarulhos é 15% maior do que a média nacional. Nas 28 cidades onde a EDP Bandeirante distribui energia, incluindo Guarulhos, a média de consumo de energia elétrica no terceiro trimestre deste ano foi de 192 quilowatts-hora (kWh), enquanto o de todo o Brasil, em 2013, foi de 163 kWh por consumidor.

De acordo com último censo demográfico divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), feito em 2010, Guarulhos conta com 360.515 domicílios particulares permanentes, o que representa pouco mais de 23% das 1.559.432 residências dos 28 municípios onde a EDP Bandeirante distribui energia.

energia-guarulhos

No último dia 23, foi feito um reajuste médio de 21,93% nas contas de luz dos usuários atendidos pela EDP, e a justificativa da empresa é a estiagem afeta o estado de São Paulo, desde 2013, e a Bandeirante precisou comprar energia de usinas com mais frequência. Donato Silva, diretor de Regulação da distribuidora, disse que, caso a EDP não tivesse adquirido um crédito para pagar as usinas, o aumento poderia ser maior.

 

Com a falta de chuvas em São Paulo, a população já teme por um possível apagão, que chegou a ser cogitado para 2015. O secretário-executivo do Ministério de Minas e Energia, Márcio Zimmermann, acalmou as pessoas, pois afirmou na semana passada que o risco “não significa nada”, e que não existe a chance de racionamento no ano que vem.

Apontou ainda que só será possível calcular o real risco de faltar energia no país ao fim da época de chuvas mais intensas, que começou este mês e termina em abril do ano que vem.

 

Fonte: Guarulhos Hoje