Consultório itinerante leva consultas oftalmológicas ao bairro Pimentas

0
188

 

Até o próximo dia 28, o chamado Expresso da Visão, um consultório móvel instalado em um ônibus, ficará estacionado no CEU Pimentas, para atender mais de 1.300 estudantes de 23 escolas públicas do entorno, sendo 17 municipais e seis estaduais. A iniciativa integra o Programa Menina dos Olhos, que oferece consultas oftalmológicas e fornece óculos de graça a quem precisa.

 

consultorio-itinerante

 

Este é o terceiro estabelecimento de ensino que recebe o Expresso da Visão este ano. Além dele, o ônibus do Programa Menina dos Olhos já atendeu mais de 1.500 estudantes nas escolas pólos Walter Efigênio, no Parque São Miguel (de 27 de março a 7 de abril) e Dorival Caymmi, no Jardim Guaracy (entre os dias 10 e 13 deste mês).

 

O próximo pólo contemplado pelo Expresso da Visão será o CEU Jardim Cumbica, onde 1.220 alunos já têm consultas agendadas com os médicos oftalmologistas, entre os dias 02 e 12 de maio próximo. Depois desta data, o consultório móvel itinerante seguirá para a Região de Saúde São João Bonsucesso, até chegar aos bairros mais centrais da cidade. Ao todo, serão beneficiadas mais de 200 unidades escolares das redes municipal e estadual de ensino, bem como de entidades conveniadas.

 

Saúde na Escola:

 

Considerado um dos eixos do Programa Saúde na Escola (PSE) –desenvolvido em parceria entre as secretarias de Saúde e Secel (Educação, Esporte, Cultura e Lazer) – o Programa Menina dos Olhos foi instituído por lei e é desenvolvido no município desde 2009. Todos os anos, os alunos passam por testes de acuidade visual nas unidades de ensino. Aqueles que apresentam déficit são encaminhados para as consultas oftalmológicas e, os que precisam de lentes corretivas, recebem os óculos de graça.