Como conseguir o primeiro emprego?

0
1032

 

Quando se entra na adolescência uma das principais preocupações é a independência financeira. Nada é melhor do que ter seu próprio dinheiro sem depender dos pais e comprar suas coisas.

 

 

No entanto, a conquista do primeiro emprego, infelizmente, não é tão fácil assim. O mercado de trabalho brasileiro é bastante restrito ao público jovem sem experiências profissionais. Vendo esta situação, no ano de 2001 foi estabelecida no país a Lei do Aprendizado, lei que determina que todas as empresas de grande e médio porte devem recrutar jovens de 14 a 24 anos sem experiências no seu quadro de funcionários.

 

A partir desta lei, a situação tornou-se melhor para os jovens. Hoje, as grandes e médias companhias oferecem diversos programas de recrutamento, tais como o Jovem Aprendiz, Menor Aprendiz, Trainee e Jovens Talentos.

 

Se você está nesta faixa etária e até hoje não conta com nenhuma experiência profissional registrada na Carteira de Trabalho, continue lendo este artigo e saiba como conseguir o seu primeiro emprego.

 

Se inscrevendo nos programas de recrutamento

 

Não tem muito segredo. Como o competitivo mercado de trabalho não oferecia por vontade própria vagas de emprego para jovens inexperientes, o jeito foi estabelecerem uma lei para assegurar esta oportunidade e direito a este público.

 

Desta forma, você pode estar se inscrevendo nos programas de recrutamento de qualquer grande ou média empresa que desejar (e que possua uma unidade próxima a sua casa). Para fazer o cadastramento e participar do processo seletivo, basta visitar o site da empresa desejada e ir à seção “Trabalhe Conosco”. Lá você deverá preencher um formulário com seus dados pessoais e de contato, e anexar seu currículo.

 

Aqui trazemos como exemplo o site da Avon. Na área de Trabalhe Conosco da empresa, existem diversas categorias de carreira, incluindo a Trainee e estágio.

 

O currículo

 

É o seu currículo que irá determinar a conquista da sua vaga de emprego ou não. Como você não possui o histórico de nenhum emprego (pois está em busca do primeiro) é necessário caprichar nos seus conhecimentos. Cursos contam muito e são um grande diferencial. Mas eis um alerta: Não vale mentir!

 

Mas, se você infelizmente tem tantos cursos, seja sincero e capriche nos seus dados. Um currículo jamais deve conter erros de gramática e concordância, e deve ser visualmente atraente.