CEU Jardim Cumbica

0
1534

 

Em clima de festa, a Prefeitura de Guarulhos entregou no último sábado (27) o CEU Jardim Cumbica. O evento contou com a presença do prefeito Sebastião Almeida, dos secretários de Educação, Moacir de Souza, e da Saúde, Carlos Derman.

 

Na ocasião, também foram entregues a mais nova Escola da Prefeitura, Hamilton Felix de Souza, e a Academia da Saúde Enrico de Sena Furtado, que integram o complexo do CEU.

 

Lideranças da região e familiares dos patronos da escola e da academia também participaram do evento, que reuniu mais de três mil pessoas ao longo do dia, com diversas atividades, como torneio de f2utsal, Programa Toque de Letra (vôlei, basquete), brinquedos infláveis, street dance, ginástica acrobática, dança de salão, teatro na comunidade, roda de capoeira e recital de poesia. O dia de festa terminou com um grande show musical em frente ao CEU, reunindo a Banda Ritornello, Sampa Crew e o grupo Katinguelê.

 

A Escola da Prefeitura Hamilton Félix de Souza conta com 11 salas de aula, sendo 10 destinadas ao atendimento de crianças do Ensino Fundamental e uma à inclusão – Atendimento Educacional Especializado. A escola, que funcionará em três períodos, sendo o noturno destinado à EJA, atenderá a 700 alunos. Equipada com aparelhos de ginástica, a Academia da Saúde Enrico de Sena Furtado atenderá à população com orientação nutricional e acupuntura.

 

Antes e depois

 

O prefeito Sebastião Almeida recomendou ao público presente um exercício sobre a escola do passado e a de hoje. “Antes, eram só as classes A e B que tinham um equipamento como este. Agora, todos têm acesso. As pessoas desta região da cidade não vão mais precisar se deslocar para ir ao teatro. O teatro chegou até elas. As piscinas também eram só para algumas pessoas. Agora, não. Levamos as piscinas públicas e gratuitas para todas as regiões da cidade. Muita gente entrou pela primeira vez numa piscina aqui. Aproveitem o CEU e cuidem dele com muito carinho”, disse o prefeito.

 

O secretário Moacir de Souza disse que aquele momento era de finalização de um sonho que começou há quatro anos numa visita ao antigo CAIC. “Recuperar aquele equipamento seria muito difícil, estava muito deteriorado. O que estava tão desacreditado, nós transformamos neste espaço com tantas potencialidades, que vão contribuir para melhorar a qualidade de vida das pessoas, com oportunidades para cuidar do corpo e da mente. Foi por isso que decidimos fazer o CEU Jardim Cumbica, um espaço destinado a uma educação verdadeiramente integral, do ponto de vista da formação plena do ser humano, com todas as suas potencialidades, já que a educação ocorre também em outros espaços, além da sala de aula. Participem das atividades e dos cursos oferecidos aqui no CEU e aproveitem para nos ajudar a cuidar desse espaço tão importante e tão bonito”, falou o secretário.

 

“Não devemos pensar em saúde somente na hora da internação mas, sim, na prevenção. Cuidando da saúde das crianças, num futuro bem próximo teremos adultos mais saudáveis. O CEU é mais saúde para toda a família. Vamos trabalhar juntamente com a Educação, como já fazemos com o PSE. A Academia da Saúde é vida”, discursou Derman.

 

O CEU Jardim Cumbica conta com duas Escolas da Prefeitura: Vereador Carlos Franchin, de 1400 alunos, e Hamilton Félix de Souza, ginásio poliesportivo com quadra oficial e arquibancada para 1.200 pessoas, piscina, telecentro, Centro de Incentivo à Leitura, Academia de Saúde e Anfiteatro com capacidade para 170 pessoas.

 

O CEU oferece diversos cursos para a comunidade, como o Programa Toque de Letra, futsal feminino e masculino, vôlei misto, ginástica, inglês, dança de salão, street dance e história em quadrinhos. A partir de agora, terá também natação, hidroginástica, ginástica acrobática e capoeira.

 

Sete CEUs já foram entregues: Pimentas, Presidente Dutra, Bambi, Otawa-Uirapuru, Paraiso-Alvorada, Parque São Miguel e Jardim Cumbica; e seis estão em andamento: Rosa de França, Ponte Alta, Bonsucesso, Continental, São Domingos e Itapegica.

 

Fonte: Prefeitura de Guarulhos