Ceresi inicia mais um curso para cuidadores informais de idosos

0
141

 

Começa nesta segunda-feira (14) mais um Curso de Orientações Básicas a Cuidadores Informais de Idosos, que em sua quarta edição contemplará 50 pessoas. Promovido pelo Centro de Referência à Saúde do Idoso (Ceresi), o treinamento será realizado na própria unidade (rua Dona Antônia nº 965 – Gopoúva) em 17 encontros, com aulas às segundas-feiras, das 9 às 10h30, e término previsto para o dia 4 de dezembro próximo.

 

curso-cuidadores-de-idosos

 

A formação conta com a realização de oficinas de sensibilização sobre as limitações naturais do processo de envelhecer; bem como abordagem de questões como as principais síndromes geriátricas; aspectos sociais e psíquicos do envelhecimento; cuidados com a alimentação; comunicação e deglutição em idosos acamados; quedas, manuseio e mudanças de posicionamento; prevenção à incontinência urinária; a importância do exercício físico para o paciente e também para o cuidador.

 

Além disso, também serão tratados temas como terapias naturais no tratamento ao idoso; cuidados diários nas atividades de vida; saúde bucal e higiene da pessoa idosa; orientações para a administração de medicação via oral e por sonda; espiritualidade; e ações de enfermagem em pacientes acamados.

 

Ministrado por uma equipe multiprofissional do Ceresi, o curso tem por objetivo fornecer orientações básicas para garantir os direitos fundamentais da pessoa idosa e, ao mesmo tempo, assegurar qualidade de vida ao cuidador, à família e ao idoso. Vale destacar que o curso não tem caráter profissionalizante, portanto, não é voltado para o mercado de trabalho.

 

Serviço

O Centro de Referência à Saúde do Idoso funciona de segunda a sexta-feira, das 7 às 19 horas, na rua Dona Antônia nº 965, no bairro de Gopoúva.