Casos de escorpião no Maia

0
633

 

Parte da sessão desta quinta-feira, 8, girou em torno de uma discussão sobre casos de escorpiões em Guarulhos. O vereador João Dárcio (Antigo PTN, agora Pode) apresentou a denúncia de que moradores do Parque Renato Maia encontraram os aracnídeos em uma praça da região. O edil encaminhou requerimento à Prefeitura para saber a solução que a administração trará ao problema.

 

escorpioes-no-maia

 

Na avenida Doutor Carlos de Campos, altura do número 325, segundo as denúncias recebidas pelo edil, há uma praça com mato alto e muito lixo acumulado. Quando ocorre limpeza, seja pela Proguaru, seja pela secretaria do Meio Ambiente, são recorrentes os aparecimentos do animal. No dia 25 de maio, ainda segundo a denúncia, um escorpião foi encontrado no quintal de uma das casas nos arredores da praça.

 

Outra reclamação do vereador foi de que, encaminhado o problema para o responsável pelo setor da Zoonose, houve recusa no atendimento. “Ele empurrou para a diretora do departamento de vigilância em saúde, que agendou uma reunião para o dia 12/06. O líder do governo [Eduardo Carneiro] se prontificou a estar presente”.

 

Vereadores da oposição apoiaram João Dárcio na denúncia dos problemas de escorpiões na cidade. Em reportagem do SPTV de fevereiro deste ano, Guarulhos apareceu como notícia com casos de infestação nos bairros Gracinda, Palmira, Santa Paula e Parque Continental. Na época, a Prefeitura promoveu uma série de ações, como palestras e tendas de orientação, para atender a população.

 

Orientação

 

Em caso de picada, a pessoa deve procurar o serviço médico imediatamente e, se possível, levar o animal para que seja identificada a espécie. Segundo a Prefeitura, em Guarulhos, a referência para o atendimento desses casos é o Hospital Municipal de Urgências (HMU), que fica na avenida Tiradentes, nº 3.392, no Bom Clima. Mais informações sobre o assunto podem ser obtidas no Centro de Controle de Zoonoses pelo telefone (11) 2436-3666.

 

Dentre os cuidados que devem ser observados pela população destacam-se a manutenção do ambiente livre de entulho, de lixo e materiais inservíveis, bem como a limpeza do quintal ou jardim com frequência.

 

Para evitar acidentes com os escorpiões, deve-se examinar roupas e calçados, toalhas de banho, lençóis e cobertores antes de usá-los; vestir luvas de couro antes de manusear material de construção ou limpar o jardim; vedar ralos de pia e de chão, colocar rodinho de borracha ou cobrinhas de areia na soleira das portas; afastar camas e sofás cerca 10 centímetros das paredes, e colocar tela de malha fina nas janelas.

 

Fonte: Click Guarulhos