Casos de dengue aumentam 25% em 1 semana

1
355

 

Em apenas uma semana os casos de dengue aumentaram mais de 25% na cidade. Segundo dados divulgados pela Secretaria da Saúde o número subiu de 1.247 na semana passada para 1.570 em balanço atualizado ontem, apresentando o registro de 323 novos casos.

Os números vêm preocupando a população, porém os agentes do Centro de Controle de Zoonoses têm encontrando grande resistência por parte dos guarulhenses para a verificação nas residências. Diariamente os agentes realizam cerca de 2 mil visitas domiciliares. No entanto, segundo a prefeitura, de cada 10 visitas, sete não são realizadas porque os moradores não permitem que os agentes de saúde entrem nas residências para fazer a fiscalização.

 

dengue-guarulhos

São diversos os motivos para essa postura, mas muitas pessoas alegam estar ocupadas com outros afazeres e se recusam a esperar por meia hora enquanto a verificação é feita, ou já saberem o suficiente sobre a dengue.

Há também casas onde só tem crianças e os agentes não entram e ainda os imóveis cujos donos trabalham o dia todo.

Nos casos de resistência dos moradores a prefeitura pode multar o proprietário, no entanto isso é caracterizado pela pasta como uma medida extrema, só usada em situações mais graves, já que o intuito das visitas é eliminar o foco da dengue.

Em todo o estado de São Paulo, 100 municípios já estão com epidemia da dengue. No total 70 pessoas infectadas pelo mosquito já morreram este ano no estado.

Em Guarulhos seis casos estavam sendo estudados pela secretaria, dos quais quatro já foram descartados. Os outros dois permanecem em avaliação para determinar se as mortes foram causadas pela dengue ou não.

 

Fonte: Guarulhos Hoje