Carnaval em Guarulhos é sucesso entre os foliões

0
432

 

Diversidade, cultura, alegria e expressão popular. Essa foi a marca do Carnaval 2017 em Guarulhos, que de maneira descentralizada e colaborativa reuniu foliões, blocos e escolas de samba nas avenidas, praças, parques e CEUS da cidade.

 

carnaval-em-guarulhos-2017 (1)
Foto: Sidnei Barros PMG

 

Na última terça-feira (28), mais de dois mil foliões animaram o desfile das escolas de samba da Liga Independente das Escolas de Samba de Guarulhos (Liesg) na Avenida Tancredo Neves, no Parque Cecap. O evento, abrilhantado pelos blocos de AfoxéKaomy e Omoya, contou ainda com a presença de seis escolas de samba, que entoaram em uma só voz, o samba enredo Juntos Somos Mais Fortes.

 

carnaval-em-guarulhos-2017 (2)
Foto: Márcio Lino PMG

 

A munícipe Fabiana Pereira da Cruz contou emocionada sobre a participação da sua filha pela Saudosa, do Jardim São Francisco. “É uma emoção muito grande, porque a Saudosa é a escola da minha comunidade. Eu cresci e tenho criado os meus filhos no Jardim São Francisco e assistir a minha filha na avenida neste momento lindo é muito gratificante pra mim”.

 

carnaval-em-guarulhos-2017 (3)
Foto: Sidnei Barros PMG

 

Profissionais de saúde do Programa Municipal de Infecções Sexualmente Transmissíveis – IST/HIV/AIDS e Hepatites Virais e agentes de saúde também estiveram presentes durante a folia, distribuindo cerca de 10 mil preservativos.

 

“Mesmo em um momento de contenção de despesas, a Prefeitura apoiou a festa com estrutura sonora, banheiros químicos, agentes de saúde, agentes de trânsito e guardas civis municipais (GCM’s). Não dá pra fazer nada sozinho e a união entre Prefeitura, escolas, blocos, bandas e comunidade, fez do nosso Carnaval um momento único e especial. É com a união de todos que vamos reconstruir a nossa cidade”, destacou o secretário de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Alexandre Zeitune.

 

CarnaCEUs: Carnaval e Comunidade

 

Rodas de samba de raiz, oficina de confecção de máscaras, Carnazumba, aula de dança de salão, baile afroxé e Axé Retrô, foram algumas das atrações do CarnaCEUs que contagiaram a cidade com muita alegria e descontração.

 

carnaval-em-guarulhos-2017 (4)
Foto CarnaCeus : divulgação

 

Neste ano, cerca de 300 alunos dos diversos CEUs da cidade também foram protagonistas dos desfiles das escolas de samba de São Paulo. O Grupo de Ginástica Acrobática GIGGA foi destaque em alas e carros alegóricos de seis escolas de samba, onde superaram desafios e encantaram o público presente com acrobacias hipnotizantes e elaboradas coreografias.

 

“Ver as crianças alcançando espaços tão importantes como a participação nas escolas de samba é fantástico. Fico realmente muito feliz por eles, principalmente pelo carinho demonstrados a todos pelas equipes e os carnavalescos das escolas. Sabe, eu amo essas crianças e amo demais o que eu faço e é isso que me faz estar aqui todos os dias”, declara o coordenador do GIGGA, Pedro Cabral.

 

Carnaval para todos os gostos

 

Os frequentadores do Centro de Convivência do Idoso (CCI) também caíram na folia na tarde da última sexta-feira (24), durante Baile de Carnaval, que reuniu cerca de 200 pessoas, que brincaram ao som de ritmos variados e ainda escolheram a melhor fantasia feminina.

 

No calçadão da Rua Dom Pedro, a chuva fina e insistente ao longo de quase todo o sábado (25) não impediu que mais de 1.500 pessoas prestigiassem o 1º CarnaRock, evento que reuniu bandas autorais da cidade. O prefeito Guti; o vice-prefeito e secretário da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Alexandre Zeitune; o adjunto de Cultura Adalmir Abreu e o diretor de Cultura Tiago Ortaet, prestigiaram o evento, que foi considerado um grande sucesso, segundo os organizadores.

 

carnaval-em-guarulhos-2017 (5)
Foto CarnaRock : Nicollas Ornelas PMG

 

Muita diversão também para quem aproveitou o feriado no Bosque Maia. O espaço contou com apresentação da Dança Circular no domingo (26) e folia animada pela Banda Lira, que marcou presença no domingo e na segunda (27).

 

No repertório, músicas que agradaram tanto fãs mais antigos quanto os pequenos foliões.