Canalização do Baquirivu-Guaçu

0
729

 

Nos próximos dias o Governo do Estado deverá anunciar a abertura da licitação das obras do programa de canalização do rio Baquirivu-Guaçu. A informação foi confirmada pelo prefeito Sebastião Almeida que destacou que obra é uma importante conquista para o município.

“O projeto está pronto e tem inclusive recursos já garantidos com muito investimento internacional para recuperar todas as margens do rio Baquirivu-Guaçu, além da canalização dele desde o município de Arujá até chegar no aeroporto”, explicou Almeida.

baquirivu-guarulhos

As obras serão realizadas pelo Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE) e incluem a implantação de um parque linear ao longo do trecho que será canalizado e a construção de cinco piscinões, com capacidade para 2,3 milhões de metros cúbicos de água das chuvas. O objetivo é acabar de vez com as inundações ao longo do rio com a canalização a céu aberto de 20,20 km de extensão e largura de 20 a 45 metros.

O projeto prevê o prolongamento avenida João Jamil Zarif, do aeroporto de Cumbica, até a avenida Mário Covas, na divisa de Arujá, adequação da infraestrutura viária existente, implantação de sistema de microdrenagem, delimitação e proteção das áreas de várzea e melhorias urbanas na área de intervenção e seu entorno. A nova pista, que poderá servir como alternativa à rodovia Presidente Dutra, terá três faixas de rolamento e corredor de ônibus.

 

Fonte: Guarulhos Hoje