Canal Futura destaca em documentário a EPG Manuel Bandeira em Guarulhos

0
393

 

A partir desta quarta-feira, 20 de abril, às 22h, o Canal Futura estreia a série de documentários ‘Janelas de Inovação’, especial com 40 episódios sobre iniciativas inovadoras na educação brasileira e destaca o projeto pedagógico da Escola da Prefeitura de Guarulhos Manuel Bandeira, no Parque Alvorada.

 

Com apresentação da filósofa e escritora Viviane Mosé, o projeto produzido em parceria com a Fundação Telefônica abordará, semanalmente, múltiplos olhares para a educação contemporânea.

EPG-Manuel-Bandeira (1)
Alunos da EPG Manuel Bandeira. Foto: Maurício Burim

 

A supervisora escolar da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer Ana Paula Rey, que acompanhou todo a construção do projeto de gestão democrática da EPG Manuel Bandeira, esclarece que a série é uma forma assertiva de aprendizagem colaborativa.

 

“Essa série é uma bela oportunidade de compartilhar com as nossas escolas uma nova forma de fazer educação, buscando um currículo mais rico em sentidos e significados para todos, aprendizes e ‘aprendentes’ partindo do contexto que vivemos e seguindo à todo esse nosso mundão de infinitas possibilidades”, destaca emocionada.

 

Tendo como princípio a gestão democrática, o documentário da EPG Manuel Bandeira que será exibido no dia 27 de julho narra a experiência de representantes de sala de todas as séries, da Educação Infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental, que participam de conselhinhos bimestrais, onde sugerem e contribuem com os eventos escolares, bem como a utilização dos recursos financeiros da escola. O projeto vem incentivando a autonomia, o protagonismo e emancipação dos alunos tanto da Educação Infantil quanto do Ensino Fundamental.

 

EPG-Manuel-Bandeira (2)
Pais e crianças participam de assembleia. Foto: Maurício Burim

 

A EPG também foi destaque desse mês do Caderno Gestão Escolar da Revista Nova Escola. Na reportagem, alunos e professores descrevem como o conceito de participação e colaboração colaborativa vem potencializando as ações pedagógicas no cotidiano escolar.

 

“Muitas perguntas precisam ser feitas constantemente por nós educadores. A que esta publicação nos provocou foi: como promover uma educação de qualidade? Nós, da EPG Manuel Bandeira acreditamos que ampliar a visão de mundo, possibilitar a vivência em valores de amizade e solidariedade, compreender que os conteúdos escolares tem relevância podem nos mostrar alternativas e gerar mudanças no nosso entorno, por meio dos espaços democráticos”, destaca a gestora Solange Turgante.

 

EPG-Manuel-Bandeira (1)

 

Acesse o conteúdo da reportagem “Cidadania Desde Cedo” https://gestaoescolar.org.br/conteudo/1775/as-escolas-de-todos?utm_source=tag_gestaoescolar&utm_medium=facebook&utm_campaign=mat%C3%A9ria&utm_content=link

 

Documentários “Janelas de Inovação”

 

Estreia: 20 de abril, às 22h

Exibição da EPG Manuel Bandeira – 27 de julho