Campd promove ação de prevenção à osteoporose

0
294

 

O Centro de Atendimento Multiprofissional à Pessoa com Deficiência (Campd) vai promover palestras gratuitas e abertas à população todas as sextas-feiras do mês de outubro em comemoração ao Dia Mundial de Prevenção à Osteoporose, celebrado oficialmente em 20 de outubro. As palestras serão realizadas nos dias 6, 20 e 27, em dois horários: às 7h15 e às 8h15 e terão uma hora de duração. Os interessados poderão fazer a inscrição na recepção da unidade com 15 minutos de antecedência.

 

Vamos conversar sobre Osteoporose é o tema das palestras, que serão ministradas pelo médico ortopedista do Campd, Carlos Benedito André. Em sua explanação, o especialista abordará questões como: o que é a doença, quais os principais tipos, quais os fatores de risco para osteoporose, formas de prevenção e melhor tratamento.

Conforme explica a gerente do Campd, Elisângela Arantes de Souza, o objetivo principal dessa ação é oferecer informações importantes à população sobre a doença que, embora silenciosa, causa diversos males às pessoas. “As palestras são destinadas para toda a população, em especial às mulheres, pois além de estarmos no Outubro Rosa, mês dedicado à saúde feminina, a incidência da osteoporose é maior nas mulheres”, ressaltou.

 

Dia Mundial da Osteoporose

O Dia Mundial da Osteoporose foi criado para chamar atenção para o problema que, segundo dados da Fundação Internacional de Osteoporose (IOF), atinge cerca de 10 milhões de pessoas em todo o Brasil.

Segundo informações da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, o número de casos de osteoporose é maior em mulheres durante a pós-menopausa, sendo em média um caso para cada três mulheres. No entanto, além da idade avançada, existem outros fatores de risco, como: carência de vitamina D, histórico familiar, dieta pobre em cálcio, fumo, álcool, vida sedentária e deficiência hormonal.

Essa data serve para conscientizar as pessoas sobre os cuidados que se deve ter para prevenir a doença, que já é considerada o segundo maior mal em nível mundial, ficando atrás apenas das doenças cardiovasculares. (Fonte: https://www.calendarr.com/brasil/dia-mundial-da-osteoporose/).