Calçadão da Dom Pedro é invadido por ambulantes ilegais

0
839

Comerciantes do Calçadão da Rua Dom Pedro II, mais tradicional centro comercial de Guarulhos, sofrem com a presença de ambulantes ilegais no local. Às vésperas do Natal, época de maior movimento no varejo, os ambulantes espalham produtos piratas nas vias públicas, o que atrapalha os negócios dos comerciantes regularizados, além de atravancar a locomoção dos transeuntes que vão ao local para comprar presentes. Até mesmo os ambulantes legalizados são prejudicados.

ambulantes-guarulhos

A Guarda Civil Municipal está presente no local, mas não age para combater o comércio ilegal. Questionada sobre a situação caótica do Calçadão, a Prefeitura de Guarulhos não se pronunciou até a publicação deste texto.

Para o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Guarulhos (ACE-Guarulhos), William Paneque, a presença de ambulantes só prejudica o município em todos os âmbitos. “Eles não pagam impostos. Assim, a cidade arrecada menos do que deveria. Além disto, há ambulantes na região que são regularizados e cumprem com as suas obrigações junto à administração municipal. Eles também são prejudicados com a atuação dos ilegais. Esperamos que o próximo prefeito tome as providências necessárias para que isto não ocorra novamente”, afirmou.

Em junho do ano passado, o então presidente da ACE-Guarulhos, Jorge Taiar, já havia cobrado uma ação da Prefeitura, da GCM e da Polícia Militar. Na ocasião, o gerente administrativo da pasta, Carlos Machado, comprometeu-se a intensificar a fiscalização no Centro. No entanto, os ambulantes ilegais continuam agindo sem empecilhos na região.

Fonte: Click Guarulhos