Café com beneficiários da Carteira do Idoso reúne 400 pessoas

0
287

 

Cerca de 400 idosos participaram na sexta-feira, dia 21, do “Café com idosos beneficiários da Carteira do Idoso”, no Salão de Artes do Adamastor Centro. O evento, realizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social (SDAS), contou com a presença do secretário da Pasta, Arão dos Santos Silva.

 

Café com idosos no Adamastor teve apresentações de dança e música

 

Além de possibilitar a socialização e diversão dos presentes, o café teve como objetivo explicar aos participantes sobre a Carteira do Idoso, promover a atualização de dados no Cadastro Único para Programas Sociais (CADÚnico) e informar ainda sobre a Tarifa Social de Energia Elétrica.

 

O Secretário de Desenvolvimento e Assistência Social, Arão Silva explanou sobre a Carteira do Idoso. “Este benefício atinge cerca de 500 idosos em Guarulhos e garante o direito de viagens gratuitas interestaduais ou desconto de, no mínimo, 50% no valor da passagem”, disse. Ele destacou também a importância da valorização da terceira idade. “A sabedoria não é adquirida somente nos bancos das universidades, mas na vivência dos tempos. Desde a adolescência, eu sempre valorizei o conselho e a palavra dos que têm experiência de vida, e a sociedade deve respeitá-los,” concluiu.

 

Já o secretário de Assuntos Difusos, Lameh Smeili, lembrou da implantação da Subsecretaria de Políticas para Idosos. “Pela primeira vez, uma Prefeitura tem um órgão para cuidar da questão dos idosos: a Subsecretaria de Políticas para o Idoso. Isto mostra que o governo atual coloca o ser humano em primeiro lugar. Respeitar o idoso é respeitar a própria vida.” disse Lameh.

 

O comparecimento do público foi enfatizado pelo diretor do Departamento de Assistência Social, Alex Viterale. “É importante a presença dos idosos para que os não inseridos no CADÚnico possam se cadastrar. Dessa forma eles poderão ser beneficiados com a Carteira do Idoso. Temos que ter um olhar diferenciado com este público, pois a gestão prega que a política pública voltada à pessoa idosa seja de fato utilizada”, explicou.

 

Durante o evento, a apresentação de idosos que desenvolvem atividades nos Centros de Convivência do Idoso (CCIs) animou o público. Houve a apresentação de saxofone, vários tipos de danças, declamação de poesia e dublagem. A dupla de violeiros, Dalan e Bueno, abrilhantou a cerimônia.

 

Participaram também do “Café com idosos beneficiários da Carteira do Idoso”, o presidente do Conselho Municipal do Idoso, João Batista Nunes; presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, David Fumyo Gonçalves; secretária do Trabalho, Telma Cardia; subsecretário de Políticas para o Idoso, Walid Shuqair: diretora do Fundo Social de Solidariedade, Regina de Luca; e diretora de Gestão Social da SDAS, Patrícia Lins.

 

Benefícios

 

A Carteira do Idoso, assegurada pelo Estatuto do Idoso, é destinada às pessoas acima de 60 anos que não tem como comprovar renda individual de até dois salários mínimos. Os benefícios são: gratuidade na passagem interestadual (ônibus, trem ou barco) ou desconto no valor da passagem.

 

Já a Tarifa Social de Energia Elétrica é um benefício do Governo Federal concedido nas seguintes situações:

 

  • Famílias inscritas no CADÚnico com renda de até meio salário mínimo por pessoa.
  • Famílias com renda de até três salários mínimos inscritas no CADÚnico, que tenha um portador de doença ou deficiência cujo tratamento requeira uso de aparelhos que utilizem energia elétrica.
  • Aqueles que recebem o Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC)