Blocos de rua animam o Carnaval de Guarulhos a partir de sábado

0
495

 

Trompete, trombone, surdo, caixa, suor e muita animação. Festa para todas as idades, Carnaval é sinônimo de alegria e se depender da energia dos blocos de rua que agitam a folia carnavalesca em Guarulhos, a diversão está garantida.

 

Se você é daqueles que não perde a chance de ir atrás de um bloco de carnaval, fique atento à programação que acontece em diversos bairros da cidade.

 

bloco-folia-guarulhos

 

No próximo sábado, dia 11, o Bloco do Delega se concentra a partir das 13h na rua Guarulhos e, às 15h, parte num trajeto com pouco mais de 2 quilômetros rumo à rua Tapajós.

 

Já no domingo, dia 12, o Pesca kinada, bloco de amigos e familiares, leva seu lema “Viva a Inclusão Social” para as ruas da Vila Galvão. A concentração acontece às 11h na rua dos Coqueiros, entre as ruas Francisco Gonzaga e Pedro Chebat.

 

O bloco dos Fanfarrões vai te levar

 

Na região do Parque Santo Antônio, a folia fica por conta do Bloco dos Fanfarrões. Fundado em 2011 pelos irmãos Cristiano e Ricardo Sá, o grupo reúne músicos de várias regiões com um só objetivo: a diversão.

 

Ricardo e Cristiano já participavam das folias de carnaval em São Luís do Paraitinga, no interior de São Paulo. Em 2014, eles resolveram trazer a alegrias das marchinhas para Guarulhos e, logo, a brincadeira que começou na porta de um bar ficou séria.

 

No repertório dos Fanfarrões, algumas das mais tradicionais marchinhas ganham vida no animado ritmo da banda, músicas que fazem parte da história de vida de muitas gerações, como Mamãe eu quero, Mulata iêiêiê, O teu cabelo não nega, Cabeleira do Zezé, Cachaça não é água, Saca rolha, Allah-la-ô e claro, a marchinha dos Fanfarrões, cuja letra foi composta pelos próprios músicos da banda.

 

“A turma não para de crescer, quem fica sabendo vai se juntando a nós”, vibra o trombonista Cleber Ferreira, com sorriso largo no rosto.

 

Uniblocos

 

A dupla formou a Uniblocos, entidade que reúne ONGs, associações e grupos artísticos que promovem o carnaval de rua em Guarulhos. Hoje, ela conta com 13 blocos, todos dedicados em transformar a festa de carnaval num evento festivo, alegre e muito familiar.

 

Como não há competição, o carnaval de rua é totalmente diferente do desfile e com isso as bandas conseguem congregar a participação de inúmeros interessados, que vão atrás dos blocos cantando as músicas.

 

“A participação é livre e aberta a todos, não é necessário ter o abadá, a menos que as pessoas queiram levá-lo de lembrança”, enfatiza Ricardo. Para ele e seu irmão, os blocos de rua vêm ganhando cada vez mais espaço, pois as pessoas da comunidade desenvolvem laços de amizade e sentem satisfação em fazer parte da festa.

 

“Esse movimento é muito importante para toda a cidade, temos aqui músicos de bandas de pop rock, fanfarras e também da Banda Sinfônica do Conservatório de Guarulhos, uma mistura de grande riqueza cultural”, comemora Cristiano.

 

Serviço

 

Sábado – 11 de fevereiro

Bloco do Delega

Horário: 13h

Trajeto: Rua Guarulhos até a rua Tapajós

 

Domingo – 12 de fevereiro

Associação Esportiva Social e Cultural PESCAKINADA

Horário: 11h

Local:Rua dos Coqueiros, entre as ruas Francisco Gonzaga Vasconcelos e Pedro

 

17de fevereiro

Bloco Pato Esganado

Horário: 17h

Local: Lago dos Patos

 

18 de fevereiro

Banda Bicha

Horário: 12h

Local: em frente à Praça Ênio Chiesa com a rua Joseph Zarzour

Bloco Academia Superação

Horário: 14h

Trajeto: Avenida Damião Lins de Vasconcelos, avenida Jaime Regalo Pereira, avenida Plínio F. Gonçalves, rua Sargento da Aeronáutica Manoel Dias da Silva,  e retornando pela avenida Damião Lins de Vasconcelos.

Bloco dos Fanfarrões

Horário: 15h

Trajeto: Rua Central, rua Morás, rua Itu, rua Dr. Domingos Paschoal Benedito, viela Tietê, rua José Manoel Lopes, rua Tapiratiba, rua Miranhas até a rua Jandira

Bloco Bororó

Horário: 13h30

Trajeto: Alameda das Tulipas, avenida Odair Santanelli, rua Celia Domingues Faustino, retorno pela alameda das Tulipas

Bloco Pato Esganado

Horário: 17h

Local: Lago dos Patos

 

19 de fevereiro

Bloco Pato Esganado

Horário: 17h

Local: Lago dos Patos

 

25 de fevereiro

Bloco “Ki Cachorro Uq”

Horário: 12h

Trajeto: Rua Doutor Carlos Aparecido Rabelo de Freitas

 

28 de fevereiro

Bloco da Terê

Horário: 14h

Local: Bosque Maia

 

4 de março

Unidos dos Meus Ovos

Horário: 12h

Trajeto: Viela Camboriú, rua Raimundo Almeida de Araújo, rua Tijucas do Sul, rua dos Guedes, retorno para a viela Camboriú

Bloco Dazantiga

Horário: 15h

Trajeto: Saída da rua Luís Gama com destino à rua Soldado José Hipólito

 

5 de março

Folia da Vila Augusta

Horário: 10h

Trajeto:Rua Francisco Antunes, com retorno pela rua Cônego Valadão

 

12 de março

Bloco do Bem Dito

Horário: 11h

Trajeto: Rua Águas Limpas, rua São Miguel dos Campos, rua Padre Cláudio Arenal, rua Fonte Boa, rua Aporé, retorno pela rua Carlos Korkischko