Banda da Base Aérea toca no Adamastor

0
469

 

Como parte da programação do Projeto Espaço & Arte, mantido pela Secretaria Municipal de Cultura, por intermédio do Conservatório Municipal, o Teatro Adamastor recebe a Banda da Base Aérea de São Paulo. A apresentação, gratuita, será na quinta-feira, dia 26, às 20h.

 

No repertório de cerca de 1h10, o grupo vai apresentar músicas de compositores populares como Milton Nascimento (Maria,Maria) e Chico Buarque (Homenagem ao Malandro) e canções conhecidas como o O Bêbado e a Equilibrista, de João Bosco e Aldir Blanc, imortalizada na voz de Elis Regina.

 

banda-base-aerea

 

 “Também vamos executar músicas sinfônicas compostas exclusivamente para bandas”, comentou o regente, capitão Moisés de Souza Ferreira, mencionando a Suíte Pernambucana de Bolso, composta por José Ursicino da Silva, conhecido como maestro Duda. “É um compositor com muitas obras para banda e a maior parte de suas peças é voltada para a região Nordeste. Assim, todas as músicas mostram alguns destes ritmos, como frevo e coco”, explicou.

 

Portrait of Freedom, do norte-americano Steven Reineke (1970), também integra o programa, além de peça do belga Jan Van Der Roost (1956).

 

Instituída há 72 anos, a Banda da Base Aérea tem, atualmente, 45 músicos.

 

Você sabia?

 

O capitão Moisés explica a diferença entre banda e orquestra. Veja abaixo:

 

“A banda tem naipes de sopro e percussão, não tem cordas. Portanto, a gama de instrumentos de sopro é muito maior numa banda, com clarinetas, flautas, trombone, trompete e um naipe só de saxofone. Já a orquestra tem um naipe de cordas além do de sopro e de percussão.”

 

Serviço

 

Projeto Espaço & Arte – Apresentação Banda da Base Aérea

 

Dia 26, às 20h

Teatro Adamastor – avenida Monteiro Lobato, 734, Macedo.

Entrada franca.

 

Fonte: Prefeitura de Guarulhos