Bairros receberão tendas com orientações sobre escorpiões

0
504

 

A partir da próxima segunda-feira (13), biólogos do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da Prefeitura vão atender a população das regiões com maior incidência de escorpiões, em tendas instaladas nos bairros afetados. A ação, que será realizada das 10 às 13 horas, começará pelo Jardim Palmira, onde o atendimento será na rua Jaime dos Santos Augusto Filho. Além de fornecer orientações sobre prevenção, os especialistas irão receber demandas da população relacionadas ao assunto.

 

escorpioes-guarullhos

 

As tendas serão montadas nas proximidades das Unidades Básicas de Saúde (UBS) ou em locais de grande movimento. Na terça-feira (14), os biólogos estarão na rua da UBS Cambará (Adolfo de Vasconcelos Noronha); dia 16, na UBS Santa Paula (rua Maria Roza de Campos); e dia 17, no Jardim Gracinda (rua José Gonçalves Neves), perto do supermercado Barbosa.

 

O objetivo da ação é divulgar e esclarecer sobre os riscos à saúde que esses animais representam, bem como orientar a população quanto às medidas para a correção de irregularidades do meio ambiente, que favorecem a instalação e proliferação da espécie. Dentre os cuidados que devem ser observados destaca-se a necessidade de destinação correta do lixo doméstico, evitando moscas e baratas, que servem de alimento aos escorpiões.             

 

                 

Além disso, é importante manter o ambiente livre de entulho e materiais inservíveis, bem como efetuar a limpeza do quintal ou jardim com freqüência. Para evitar acidentes com os escorpiões, a pessoa deve examinar roupas e calçados, toalhas de banho, lençóis e cobertores antes de usá-los; vestir luvas de couro antes de manusear material de construção ou limpar o jardim; vedar ralos de pia e de chão, colocar rodinho de borracha ou cobrinhas de areia na soleira das portas; entre outras.

 

Em caso de picada por escorpiões, a pessoa deve procurar o serviço médico imediatamente e, se possível, levar o animal para que seja identificada a espécie. Em Guarulhos, a referência para o atendimento desses casos é o Hospital Municipal de Urgências (HMU), que fica na avenida Tiradentes nº 3.392, no Bom Clima. Mais informações sobre o assunto podem ser obtidas no Centro de Controle de Zoonoses pelo telefone (11) 2436-3666.