Avião modelo Xavante na praça Santos Dumont

0
520

 

Um avião da Força Aérea Brasileira será instalado na segunda quinzena deste mês na praça Santos Dumont, na Vila Galvão. A aeronave, um AT-26 Xavante, substituirá o modelo 14 Bis que havia antes no local, mas foi requisitado pela Aeronáutica por fazer parte de seu museu.

 

xavante-avião-guarulhos Foto: Jose Luiz/PMG

 

O avião a jato, de treinamento e ataque ao solo, foi utilizada no Brasil até dezembro do ano passado. O modelo foi fabricado no Brasil a partir de maio de 1970, mediante licença concedida pela empresa italiana Aeromacchi. Durante mais de 40 anos ele foi utilizado tanto na formação de pilotos de caça e quanto os de ensaio em voo, que atuam como espécie de piloto de testes.

 

Ao todo, foram produzidos no Brasil 182 aviões Xavante, entre os anos de 1971 e 1981. Desses, 10 foram exportados para o Paraguai e outros 6 para Togo, na África. O modelo que ficará exposto na praça Santos Dumont foi fabricado em 1976, sendo o 99º no País e o 342º no mundo. A aeronave voou até o final de 2010, sendo então desativada depois de 6.273 horas de voo e realizado 7.685 pousos.

 

O avião Xavante foi trazido da cidade de Recife, em Pernambuco, para Guarulhos em uma carreta do COMAER (Comando da Aeronáutica), que também será responsável pela montagem do avião.

 

Fonte: Prefeitura de Guarulhos