Aumentam ocorrências envolvendo animais silvestres em Guarulhos

0
541

O número de ocorrências envolvendo animais silvestres este ano em Guarulhos, de acordo com os números da Secretaria para Assuntos de Segurança Pública, aumentou cerca de 40% no primeiro semestre deste ano, comparando com a média de 2013. Entre janeiro e junho de 2014, 258 casos com animais silvestres foram registrados na Inspetoria da Guarda Ambiental da cidade, contra uma média de 185 em seis meses do ano passado.

trafico-animais-guarulhos
Entre os bichos apreendidos em ações da Guarda Ambiental, estão lagartos, serpentes, macacos, pássaros e jaguatiricas. O trabalho feito na inspetoria vem melhorando a cada ano, já que desde 2009 investimentos em equipamentos e cursos de capacitação tem ocorrido na cidade.


Já no Aeroporto Internacional de Guarulhos, as ocorrências com animais silvestres são controladas pelo Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis). No local, caso sejam encontrados bichos passíveis de apreensão, que são os que não possuem documentos que comprovem a origem legal, ou que sejam espécies proibidas de comércio, eles são encaminhados ao Centro de Triagem de Fauna em Lorena, destinados a criadores ou zoológicos devidamente licenciados.

A maior parte das apreensões do aeroporto é com peixes ornamentais nativos da fauna brasileira, seguidos pelas aves, como, por exemplo, as Cacatuas e os Papagaios, tanto nativos quanto exóticos. Questionado a respeito de ocorrências envolvendo animais silvestres no Aeroporto de Guarulhos, o Ibama não respondeu até o fechamento desta edição.

 

Fonte: Guarulhos Hoje