Aumenta número de refugiados em Guarulhos

0
592

 

Os refugiados que chegam ao Brasil pelo Aeroporto Internacional de Guarulhos, depois de passar pela Polícia Federal, são encaminhados ao Posto Avançado de Atendimento Humanizado ao Migrante, gerenciado pela secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social da Prefeitura de Guarulhos. Em 2014, o local recebeu 107 estrangeiros, 62% a mais do que no ano anterior, que 66 refugiados foram acolhidos na cidade.

A maior parte dos que chegaram à cidade nos últimos dois anos veio da Síria, com 41 ao todo, 21 em cada ano. Na sequência, foram recebidos 27 refugiados do Nepal, 26 em 2013 e apenas um no ano passado, e 16 pessoas do Paquistão, todas em 2014.

 

refugiados-guarulhos

Quando chegam ao Posto Avançado de Atendimento Humanizado ao Migrante, os refugiados são encaminhados a Cáritas Brasileira, na região central de São Paulo, pois Guarulhos não conta com um serviço de acolhimento institucional específico para refugiados. Apenas os sírios permanecem na cidade, pois são levados a Mesquita Sibra.

No último final de semana, o jornal Guarulhos Hoje divulgou que foi assinado o Convênio de Cooperação Técnico-Institucional entre Ministério Público Federal, Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão, Ministério da Justiça, Secretaria Nacional de Justiça, Departamento de Polícia Federal, Comitê Nacional Para os Refugiados, Defensoria Pública da União, Município de Guarulhos, Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social e Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados. O objetivo do acordo é promover e fortalecer, a partir de cooperação mútua, a proteção e promoção de soluções humanitárias e solidárias para situações de estrangeiros inadmitidos no aeroporto de Guarulhos.

 

Fonte: Guarulhos Hoje