Atleta Ana Cláudia Emperador conduzirá tocha olímpica em Guarulhos

0
930

Seis vezes consecutivas campeã da tradicional Corrida do Batom de Guarulhos, além de vencedora de outras tantas provas dentro e fora do município, a atleta Ana Cláudia Emperador será uma das condutoras da Tocha Olímpica em sua passagem pela cidade, no dia 23 de julho.

Segundo a competidora, ao receber o convite não conteve a emoção. “Quando recebi o e-mail, eu chorei”, revela. Ao todo, a pira olímpica passará pela cidade em uma trajeto de 10,4 quilômetros.

Ana Claudia Emperador (fotos: Willian Benício/PMG)

No percurso, 52 pessoas levarão a Tocha, cada um por um trecho de 200 metros. “Serão os 200 metros mais lentos de minha vida”, brinca a atleta, acostumada a provas de longa distância, incluindo ultramaratonas.

O trajeto pelo município tem uma pausa no Bosque Maia, onde haverá um evento com diversas modalidades esportivas no dia da passagem da Tocha. “Gostaria muito de conduzir a tocha próximo ao Bosque Maia. Ali está a minha vida. Treino todo dia lá”, torce Ana Cláudia.

A rotina da atleta inclui seis treinos semanais no Bosque, sempre das 7h às 9h, “chova ou faça frio”, conforme frisa a competidora. A dedicação lhe rendeu inúmeras medalhas, expostas ao lado de muitos troféus em sua residência.

Projetos sociais 

A corrida faz parte de seu dia a dia, mas não só como competidora. Sua rotina começa às 5h, levando os três filhos à escola. Além dos treinos diários e das provas, encontra tempo ainda para atuar como voluntária em projetos sociais envolvendo crianças.

Com isso, a participação na condução da Tocha não é só resultado de seus feitos como atleta, mas também pela sua atuação como cidadã. Ela dedica tempo e atenção a ensinar Iniciação ao Atletismo e Resgate de Brincadeiras de Rua pelo projeto Acreditar, mantido pelo Colégio Nossa Senhora das Dores, que envolve cerca de 140 crianças da comunidade São Rafael. Outro projeto é feito por meio de sua assessoria Esportiva, também com crianças, e é realizado no Bosque Maia.

Paixão instantânea

Nascida em Caçapava, no interior de São Paulo, Ana Cláudia chegou a Guarulhos há 22 anos. Sua iniciação como atleta começou na cidade, há 17 anos. À época, o objetivo com o a atletismo era apenas a busca por qualidade de vida. “Queria emagrecer, como toda mulher. Mas acabei me apaixonando”, lembra.

Formada em Nutrição, ela correu atrás de mais conhecimento para sua vida de atleta. “Resolvi fazer também faculdade de Educação Física, para vivenciar essa experiência de maneira integral”, afirma. Segundo Ana Cláudia, a junção desses conhecimentos a ajuda enquanto atleta na medida em que possui subsídios para discutir melhor sua preparação para as provas com os treinadores.